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Gestão do conhecimento voltada à memória organizacional: um estudo comparativo entre organizações brasileiras e espanholas

Processo: 21/13771-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Ieda Pelogia Martins Damian
Beneficiário:Ieda Pelogia Martins Damian
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):24/14923-8 - VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação, AR.BR
Assunto(s):Gestão do conhecimento  Memória institucional  Vantagem competitiva  Fatores críticos de sucesso  Modelos de implantação  Brasil  Espanha 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Espanha | Fatores Críticos de Sucesso | Gestão do conhecimento | Memória Organizacional | Modelo de implantação | Gestão do Conhecimento

Resumo

Considerando que apenas o conhecimento é capaz de criar vantagens competitivas sustentáveis para que as organizações possam lidar com os desafios advindos de globalização, avanços tecnológicos, competitividade, mudanças constantes, explosão informacional, entre outros, um estudo realizado anteriormente desenvolveu um modelo de implantação da gestão do conhecimento voltado à memória organizacional e diretrizes estratégicas baseadas nos fatores críticos de sucesso desta gestão que considerem a memória organizacional com a intenção de contribuir para o aumento da taxa de sucesso de implantação da gestão do conhecimento no contexto organizacional e propiciar a construção de vantagens competitivas sustentáveis que foi validado em organizações espanholas. Diante dos expressivos resultados advindos deste estudo, esta pesquisa se propõe a validar tal modelo e tais diretrizes em organizações brasileiras para que novas contribuições possam ser agregadas ao modelo e as diretrizes, para que estas ferramentas possam ser adequadas ao contexto nacional e para que comparações entre as organizações brasileiras e espanholas possam trazer contribuições significativas para a gestão do conhecimento e para a área da Ciência da Informação. Para tanto, este trabalho, além de uma atualização do levantamento bibliográfico anteriormente realizado, se propõe a validar o modelo de implantação da gestão do conhecimento e as diretrizes estratégicas baseadas nos fatores críticos de sucesso da gestão do conhecimento voltados à memória organizacional em organizações brasileiras e, a partir dos resultados encontrados, desenvolver estudos comparativos com os resultados obtidos em organizações espanholas. Acredita-se que a realização desta pesquisa possa contribuir de modo efetivo para a consolidação dos estudos da gestão do conhecimento, da memória organizacional e da área da Ciência da Informação, além de colaborar para que se tenha mais casos de sucesso da gestão do conhecimento nas organizações. (AU)

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