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O Grupo Escolar Rural de Butantan: história da educação e do ensino no Instituto Butantan

Processo: 22/04509-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Nico Monteiro
Beneficiário:Paulo Henrique Nico Monteiro
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ariadne Lopes Ecar ; Suzana Cesar Gouveia Fernandes
Bolsa(s) vinculada(s):22/13879-0 - O Grupo Escolar Rural de Butantan: história da educação e do ensino no Instituto Butantan, BP.TT
22/13810-0 - O Grupo Escolar Rural de Butantan: história da educação e do ensino no Instituto Butantan, BP.TT
Assunto(s):História da educação  Memória institucional  Instituto Butantan  Ensino de ciências  Escola rural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de ciencias | escola rural | historia da educação | Instituto Butantan | História da Educação

Resumo

Desde os primeiros anos após sua fundação havia a preocupação por parte dos diretores do Instituto Butantan, então Serumtherápico, em prover escolarização primária para os filhos de funcionários e famílias do entorno, assim como formar futuros trabalhadores para a instituição. Em 1933, com a criação do Grupo Escolar Rural de Butantan, a antiga escola primária - Escola Isolada Mista do Butantan - passa a dar ênfase à educação para o campo, assumindo um ideário do movimento conhecido como ruralização do ensino, voltado à formação do "homem do campo", constituído em consonância com o projeto desenvolvimentista da Era Vargas. Em função da prática pedagógica desenvolvida no Grupo de Butantan e das relações políticas estabelecidas por sua diretora, Noêmia Cruz, o trabalho desenvolvido no Grupo Escolar de Butantan passa a ser referência para a constituição de outras escolas rurais no país. A localização do Grupo dentro de um instituto de pesquisa voltado à saúde pública traz especificidades que são objeto do presente projeto. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter documental, tem por objetivo compreender as relações estabelecidas entre o Instituto Butantan e o Grupo Escolar Rural nas suas vertentes político-administrativa e pedagógica. Serão analisadas fontes primárias documentais relacionadas ao Grupo Escolar que estão sob a guarda do Centro de Memória do Instituto Butantan (Fundo Escola Rural), assim como em demais acervos. Pretende-se, complementarmente e por meio de estratégias de comunicação, realizar a prospecção de documentos junto aos familiares de alunos, a fim de ampliar o acervo institucional e garantir a preservação desses documentos. (AU)

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