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Violência contra o idoso: intervenção a partir da construção de games com universitários

Processo: 22/05547-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria José Sanches Marin
Beneficiário:Maria José Sanches Marin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Daiana Bonfim ; Fabiana Veronez Martelato Gimenez ; Fabio Ota ; Juliana Ribeiro da Silva Vernasque ; Miriam Fernanda Sanches Alarcon
Bolsa(s) vinculada(s):24/00544-5 - Desenvolvimentos de games voltadas para a violência contra a pessoa idosa, BP.TT
23/02724-8 - Desenvolvimento e validação de um jogo educativo sobre violência contra a pessoa idosa com estudantes do ensino médio, BP.TT
22/13112-0 - Violência contra o idoso: intervenção a partir da construção de games com universitarios, BP.TT
22/13113-7 - Violência contra o idoso: intervenção a partir da construção de games com universitarios, BP.TT
Assunto(s):Educação em saúde  Tecnologia educacional  Jogos experimentais  Envelhecimento  Saúde do idoso  Violência contra o idoso 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | Envelhecimento | idoso | jogos experimentais | Tecnologia Educacional | Violência | Saúde do idoso

Resumo

A violência é um fenômeno multicausal com grande magnitude e transcendência mundial, podendo ser classificadas como física, psicológica, sexual, negligência, ou financeira, tendo como consequências, prejuízo ao desenvolvimento, privação de direitos ou morte de indivíduos ou comunidade. A pessoa idosa é um grupo vulnerável a este agravo. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção educativa que será desenvolvida a partir da construção de games, sobre os direitos e violência contra a pessoa idosa, por e para jovens universitários. Será realizado um estudo misto, no qual utilizará como percurso metodológico as abordagens qualitativa e quantitativa. Pretende-se realizar este estudo em etapas interdependentes, por meio de revisão integrativa, entrevistas, pesquisa-ação para realização de processos educativos com aprendizagem de games sobre a temática e avaliação do impacto das ações, com casos de vinheta. (AU)

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