Auxílio à pesquisa 22/06842-2 - Aprendizagem, Ensino - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares

Processo: 22/06842-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Guilherme do Val Toledo Prado
Beneficiário:Guilherme do Val Toledo Prado
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Alves Fernandes Costa ; Adriana Carvalho Koyama ; Adriana Varani ; Ana Lúcia Guedes Pinto ; Eliana Ayoub ; Inês Ferreira de Souza Bragança ; Juliana Cristina Chaves Buldrin Baiocchi ; Liana Arrais Serodio ; Mairce da Silva Araujo ; Mateus Henrique do Amaral ; Vanessa França Simas
Bolsa(s) vinculada(s):24/16612-0 - Narrativas do ensinar aprender: conhecendo os processos formativos no ensino fundamental., BP.TT
24/16632-0 - Narrativas do ensinar aprender: conhecendo os processos formativos no ensino fundamental, BP.TT
24/09421-3 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/16340-7 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares, BP.EP
23/12142-6 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares, BP.EP
23/10779-7 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências, BP.EP
23/10800-6 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Educação Física e Arte, BP.EP
23/11409-9 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares, BP.EP
23/10622-0 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências, BP.EP
23/10687-5 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita na Alfabetização, BP.EP
23/10708-2 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências, BP.EP
23/10825-9 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Educação Física, BP.EP
23/10625-0 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Educação Física, BP.EP
23/10713-6 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências, BP.EP
23/11495-2 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares, BP.EP
23/10651-0 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizagem  Ensino  Formação de professores  Currículos e programas  Leitura  Escrita  Artes  Educação física  Narrativa  Ciência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado | Disciplinas escolares | ensino | formação docente | Narrativas (auto)biográficas | Pesquisaformação | Leitura, Escrita, Ciências, Educação Física, Arte

Resumo

O presente projeto, que será desenvolvido na EMEF/EJA Padre Leão Vallerie (Campinas/SP), tem como objetivo potencializar a produção e sistematização de conhecimentos e saberes sobre a organização do trabalho pedagógico, as práticas instituintes e os aprendizados dos/as estudantes no atravessamento (inter/trans)disciplinar e coletivo, envolvendo leitura e escrita, ciências, educação física e arte. Tal proposta se justifica tanto pelos conhecimentos acumulados nas áreas citadas como pela condição de trabalho docente na escola, também decorrente do retorno de trabalho presencial, pós-isolamento social decorrentes da pandemia de COVID-19. O projeto foi elaborado em colaboração com as profissionais da escola parceira e envolverá a participação de professoras/es e estudantes do ensino fundamental e professoras/es e estudantes da universidade. Decorrente do objetivo exposto, a centralidade dos processos de ensinaraprender estarão voltados para a comunidade de estudantes da escola e a comunidade de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, em estreita relação. A metodologia de pesquisa será baseada nas abordagens narrativas e (auto)biográficas. Nessa perspectiva, os processos investigativos e formativos acontecem em diálogo e acontecem em diálogo, na mediação entre escola e universidade, para a produção e fortalecimento de práticas educativas outras. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas áreas anteriormente citadas, voltadas para uma formação humana integral de estudantes do ensino fundamental na modalidade regular e na educação de jovens e adultos (EJA), bem como estreitar o diálogo formativo entre os/as profissionais das redes públicas de ensino e a formação de professores/as na universidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)