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Motor multicombustível com combustão contínua

Processo: 21/11412-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Sebastião Cardoso
Beneficiário:Sebastião Cardoso
Empresa:Reflacaje Usinagem Industrial Ltda
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Município: São José dos Campos
Assunto(s):Aeronáutica  Motores de combustão interna  Sistemas híbridos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alta relação potência | motor- compressor | Motor Rotativo | peso | Sem aneis de segmento | uso aeronáutico | Uso em veículos híbridos | Motores de Combustão Interna

Resumo

O Motor Multicombustível com Combustão Contínua (MMCC) é um projeto novo, concebido a partir de conhecimentos básicos do escoamento de fluidos e de Termodinâmica. Trata-se de um motor leve, compacto com alta relação potência/peso. O projeto básico é constituído por um sistema sincronizado de pás e êmbolos rotativos que se movimentam propiciando a compressão do ar por deslocamento positivo e cuja razão de compressão pode atender valores análogos aos utilizados em motores ICE (ignição por centelha). O ar depois de comprimido, adentra a câmara de combustão onde recebe injeção de combustível. A mistura ar combustível com alta temperatura e pressão passa através da grade de separação para a região da câmara onde a queima é processada. A queima é realizada a pressão constante, porém, há nova elevação da temperatura durante esse processo. Os gases queimados são direcionados para as gavetas sobre os êmbolos onde expandem até alcançar a janela de descarga. A expansão dos gases durante o deslocamento dos êmbolos realiza um trabalho útil em função das diferenças de áreas, que se apresentam no volume por eles ocupados. Quando os gases alcançam as janelas de exaustão, sua quantidade de movimento provoca uma depressão interna que será mantida até o início da admissão. Uma das maiores vantagens do MMCC é a combustão contínua, sem vínculo com homogeneidade da mistura ou estabilidade térmica do combustível. O motor aqui projetado tem doze êmbolos com pequenos volumes individuais, funciona suavemente, não possui anéis de segmento e as perdas de topo das pás podem ser compensadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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