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Pesquisa comparativa: relacíon empresa trabajador

Processo: 94/01357-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1994
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1996
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Fernando Leite Perrone
Beneficiário:Fernando Leite Perrone
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relações de trabalho  Estudo comparativo  Brasil  Chile 

Resumo

Hoje em dia as Relações Públicas têm um papel decisivo frente a comunidades industriais, acordos regionais e sub-regionais, baseado em uma função chave chamada INTEGRAÇÃO. Tal integração constitui objetivo prioritário dos países Latino Americanos, como meio ou instrumento para elevar o nível de vida desses povos, em uma dimensão plena de participação. Assim, através do estudo comparativo - nível de relações entre Empresa-Trabalhadora -, entre duas empresas estatais congêneres, provenientes de países diferentes (Brasil-Chile) e cada uma representativa em sua área, será possível incrementar o conhecimento recíproco entre instituições ou atividades empresariais provenientes de realidades diferentes. Desse modo, devemos levar em conta que uma atitude que seja aceitável na Argentina pode ser ofensiva no Chile, e uma prática comercial no Chile pode ser inaceitável no Brasil. Contudo, qualquer seja o lugar de origem das negociações comerciais ou das formas administrativas de uma organização em sua relação Empresa-Trabalhadora, estarão sempre presentes lutas e conflitos internos para a satisfação de uma série de necessidades individuais e grupais, desde fisiológicas até aquelas referentes à auto-realização. Sendo assim, no que se refere à prática profissional, poderíamos perguntar: A origem geográfica da empresa será o elemento determinante na relação empresa-trabalhadora? Neste caso, as instituições REPLAN (Brasil) - PETROX (Chile) apresentarão diagnósticos organizacionais internos diferentes? Em função destas questões, de que maneira essas empresas responderão em termos de suas semelhanças e diferenças em relação: a) Aos conflitos comunicacionais internos (empresa-trabalhadora) que surgem nas instituições; responderão de acordo com padrões comuns de insatisfações ou as questões particulares de cada país serão determinantes? (AU)

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