Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do potencial antitumoral da solamargina frente ao Glioblastoma humano

Processo: 22/00806-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Denise Crispim Tavares
Beneficiário:Denise Crispim Tavares
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Antineoplásicos  Antiproliferativos  Glioblastoma 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade antineoplásica | efeito antiproliferativo | Glicoalcalóide | Mutagênese química

Resumo

A complexidade do microambiente tumoral, associado a heterogeneidade genética e natureza inva-siva do glioblastoma (GB), o destacam entre as neoplasias mais resistentes à terapia antineoplásica. Atual-mente, a cirurgia, com ampla ressecção tumoral, combinada à radioterapia e quimioterapia, figura como padrão de intervenção majoritária no tratamento do GB. No entanto, tais estratégias terapêuticas têm im-pacto limitado no prognóstico de vida do paciente, ocasionando um curso clínico invariavelmente fatal. Na busca de novas moléculas para tratamento do GB, bem como na redução de efeitos colaterais dos tratamentos já existentes, produtos de origem natural são destaque na quimioterapia do câncer, podendo ser utilizados em tratamentos de maneira isolada ou combinada a outros antineoplásicos. Neste sentido, o glicoalcalóide esterioidal solamargina (SM) apresenta atividades citotóxica, antitumoral e quimiossensibilizante fundamentadas pela literatura. Em face do exposto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a atividade antitumoral da SM frente ao GB. Para tanto, serão conduzidos ensaios para analisar a influência de SM sobre a proliferação, clonogenicidade, morfologia, apoptose, ciclo, migração e invasão celulares em linhagens de glioblastoma humano (U-87MG, U-251MG, T98G e KNS-42), de forma isolada e combinada ao quimioterápico temozolomida em modelos de cultura celular 2D e 3D. Adicionalmente, estudos in vivo serão conduzidos objetivando avaliar a atividade antitumoral da SM em modelos xenográfico heterotópico e ortotópico de GB utilizando a linhagem celular U-87MG, cujos parâmetros de atividade antitumoral (volume, massa, histologia e índice de controle tumoral) e toxicológicos (sobrevivência dos animais, massa tecidual e corpórea, consumo de água, dosagens bioquímicas e genotoxicidade) serão analisados. A fim de melhor entender os mecanismos de ação da SM em GB, serão realizadas avaliações da expressão gênica em vias de sinalização apoptóticas e de proliferação celular. Esta investigação poderá fornecer perspectivas na identificação de novas estratégias terapêuticas para o tratamento do GB. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, D. C.; RIBEIRO, A. B.; JUNQUEIRA, M. M.; MELO, M. R. S.; FURTADO, R. A.; BASTOS, J. K.. Exploring the therapeutic potential of solamargine in glioblastoma: an in vitro study. Toxicology Letters, v. 399, p. 1-pg., . (22/00806-4)