Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) em centros de pesquisa clínica: compreensão do relacionamento entre a cultura BPM, métodos BPM e desempenho de processos

Processo: 21/14363-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Beneficiário:Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Eduardo Barbosa Coelho ; Hajo Alexander Reijers ; Leander Luiz Klein
Auxílio(s) vinculado(s):23/08335-3 - Gestão de processos de negócios de testes clínicos com suporte de gêmeos digitais, AP.R SPRINT
Assunto(s):Gerenciamento de processos de negócio  Pesquisa  Eficiência  Instituições de saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bpm | BPM Culture | Business Process Management | Clinical Reserach Center | Gestão de Processo | Unidade de Pesquisa Clínica | Business Process Management

Resumo

A necessidade de rápida transferência de informação; tomada rápida de decisão; necessidade de se adaptar a mudanças tem motivado as organizações optarem por uma abordagem Business Process Management (BPM) que foca nos resultados dos processos. As organizações ligadas a saúde, como as unidades de Pesquisa Clínica, têm buscado soluções de maneira individual uma vez que ambiente é muito dinâmico e complexo e requer uma equipe multidisciplinar: médico investigador, coordenadores do estudo clínico, participantes da pesquisa (pacientes), enfermeiras e farmacêuticos. A pandemia evidenciou a necessidade de estudos multicêntricos coordenados que tem as seguintes barreiras: processos complicados, ausência de uma representação formal do processo para descrever explicitamente, visão fragmentada e incompleta do processo por parte dos colaboradores, complexidade do protocolo e aumento da carga de recursos para coletar. A abordagem Business Process Management (BPM) é adequada para ajudar Centros de Pesquisa Clínica a melhorar seu desempenho, reduzir tempo de comunicação, reduzir erros humanos, disponibilizar dados de qualidade para aumentar flexibilidade. O sucesso das iniciativas de promoção de gerenciamento de processos de negócio ou Business Process Management - BPM é dependente de aplicação de métodos e mudanças culturais. O objetivo deste estudo é compreender a relação entre cultura, métodos BPM e desempenho dos processos empiricamente em Centro de Pesquisa Clínica. Para que esse objetivo seja atendido é necessário: (1) Revisar o estado da arte da literatura sobre BPM e organizações de saúde/unidades de pesquisa clínica para validar um framework conceitual que fundamenta pesquisa considerando questões culturais necessárias para a transformação. (2) Estudar a relação entre cultura, métodos BPM e desempenho dos processos empiricamente. Espera-se como benefícios contribuir: (1) com pesquisadores que buscam inovação de processos em Centros de Pesquisa Clínica para orquestrar muitas funções de diversos departamentos e disciplinas médicas especializadas; (2) com gestores que participam de estudos multicêntricos em um contexto internacional heterogêneo; (3) com pesquisadores de BPM que buscam entender quais aspectos culturais são mais desafiadores para gestão da saúde e (4) com a fronteira do conhecimento sobre gerenciamento de processos de negócios em ambientes complexos intensivos de conhecimento como da Pesquisa Clínica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, SERGIO ADRIANY SANTOS; DALLAVALLE, SILVIA. Unraveling the trends in business process management: a comprehensive bibliometric analysis of management and business literature. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL, v. N/A, p. 23-pg., . (21/14363-4)
DE PADUA, SILVIA INES DALLAVALLE; LOURENCAO, MARINA; MOREIRA, SERGIO ADRIANY SANTOS; RIBEIRO, LUIZ RICARDO BRITO. Fostering BPM Learning Through PBL: Development and Application of an Educational Framework. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT: BLOCKCHAIN, ROBOTIC PROCESS AUTOMATION, CENTRAL AND EASTERN EUROPEAN, EDUCATORS AND INDUSTRY FORUM: BPM 2024 BLOCKCHAIN, RPA, CEE, EDUCATORS AND INDUSTRY FORUM, v. 527, p. 10-pg., . (21/14363-4, 23/08335-3)
MOREIRA, SERGIO ADRIANY SANTOS; DALLAVALLE, SILVIA. Unlocking the potential of digital innovations on BPM: a bibliometric and systematic literature review. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL, v. N/A, p. 28-pg., . (23/08335-3, 21/14363-4)