Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos locais e sistêmicos relacionados ao uso de radiopacificadores associados a materiais endodônticos reparadores

Resumo

Os materiais reparadores endodônticos utilizam radiopacificadores contendo metais em sua composição permitindo o acompanhamento através de exames de imagem. Esses materiais possuem diferentes níveis de solubilidade devido à sua natureza hidráulica e uma preocupação crucial é que uma migração local de íons radiopacificadores para os tecidos adjacentes a partir desses materiais reparadores foi relatada para a dentina e ao tecido conjuntivo. Porém, nenhum estudo considerou a potencial influência nos níveis sistêmicos de lixiviados derivados dos agentes radiopacificadores após o uso desses materiais. O objetivo geral do estudo é avaliar - incluindo a caracterização, efeitos in vitro sobre culturas celulares e efeitos in vivo em modelo animal (ratos Wistar) com implantação subcutânea e óssea - a utilização de materiais reparadores contendo radiopacificadores à base de bismuto, tântalo, tungstênio e zircônio. Além disso, serão avaliadas duas formulações experimentais contendo radiopacificadores alternativos em relação à migração sistêmica. Todas as metodologias serão avaliadas comparativamente ao silicato tricálcio sem a adição de radiopacificador e, para os testes in vivo, animais controle negativo servirão para comparação sem os procedimentos de implantação. Espera-se com a presente proposta apontar uma composição o mais inerte possível e seguro sistemicamente, de forma a inibir a migração e acúmulo sistêmico. O estabelecimento do número de amostras foi obtido através de cálculo amostral para cada teste quantitativo e os resultados obtidos serão analisados estatisticamente quanto a normalidade para obtenção das comparações múltiplas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELEPENKO, LAUTER ESTON; HEWITT, BENJAMIN; DE OLIVEIRAC, RODRIGO BUENO; MORAES, BRENDA FORNAZARO; CORACA-HUBER, DEBORA C.; JANINI, ANA CRISTINA PADILHA; MARCIANO, MARINA ANGELICA. Bismuth release from endodontic materials: Proposed mechanisms for systemic circulation and organ accumulation. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, v. 494, p. 20-pg., . (20/12327-8, 19/22098-9, 22/03093-9, 19/04614-0)