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Estudantes com desvantagens socioeconômicas no ensino superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão

Processo: 22/02947-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2028
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Wilson Mesquita de Almeida
Beneficiário:Wilson Mesquita de Almeida
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Diego Sanches Corrêa ; Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo ; Paulo Sérgio da Costa Neves ; Rosana Rodrigues Heringer
Bolsa(s) vinculada(s):25/07782-1 - Mapeamento das Políticas de Inclusão no Ensino Superior - Língua Inglesa., BP.IC
24/18126-5 - Elaboração, Produção e Edição de Vídeos para Canal nas Mídias Sociais., BP.TT
24/02820-0 - Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas no Ensino Superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão., BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 24/04075-0 - Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas no Ensino Superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão., BP.IC
24/04878-5 - Mapeamento das Políticas de Inclusão no Ensino Superior - Língua Inglesa., BP.IC
24/06073-4 - Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas no Ensino Superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão., BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino superior  Desigualdade educacional  Políticas de inclusão  Ação afirmativa  Sistema de cotas  Estudantes universitários  População de baixa renda  Acesso à educação  Século XXI 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | cotas | Cotas Sociais e Raciais | Desigualdades Educacionais no Ensino Superio | Políticas de Inclusão no Ensino Superio | Universitários de Baixa Renda | Acesso e Permanência no Ensino Superior

Resumo

Nos últimos anos, houve um crescimento de estudos sobre acesso e permanência das camadas sociais de baixa renda no ensino superior brasileiro. Também no exterior, estudos ingleses e franceses apontam o crescimento das pesquisas sobre percursos escolares dos alunos da classe trabalhadora. Por um lado, essa ampliação propicia um ganho para o campo temático. Todavia, tal crescimento, sem uma reflexão crítica que permita organizar o material já existente em termos metodológicos, teóricos e empíricos, concorre para que tenhamos pouco aprofundamento em alguns tópicos decisivos desse objeto de pesquisa. Assim, o problema de investigação procura verificar os desafios científicos - metodológicos, conceituais e empíricos - que permeiam os estudos e as políticas inclusivas no ensino superior dos estudantes com desvantagens socioeconômicas. Tenciona-se fazer um esforço de exposição e sistematização, por meio de uma revisão crítica das principais pesquisas desenvolvidos no campo - no exterior e em solo brasileiro - extraindo o que de relevante foi produzido, lacunas a serem preenchidas e novos rumos a perseguir. Elaboração de análises comparativas do contexto francês, inglês e brasileiro serão feitas. Entendemos que fazer esse trabalho de sistematização metodológica do campo, tanto aqui quanto no exterior, contribuirá para a consistência e o alcance interpretativo das investigações, levando a um avanço científico da área. (AU)

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