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Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas

Processo: 22/06997-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Vitor Souza Lima Blotta
Beneficiário:Vitor Souza Lima Blotta
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Caren Ruotti ; Fernanda Roberta Lemos Silva ; Hell Mello do Espirito Santo ; Luz Gonçalves Brito ; Veridiana Pereira Parahyba Campos
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):25/04732-3 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da educomunicação: uma parceria com a EE Amélia Kerr Nogueira, BP.TT
25/03021-6 - Avaliação qualitativa e quantitativa do projeto "Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas": uma proposta de avaliação triangular, BP.TT
25/04748-7 - Formação, vivência e monitoramento em direitos humanos por meio da arte-educac¿a¿o: uma parceria com a EE Ame¿lia Kerr Nogueira, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 25/04768-8 - Resgate da História indígena local: vozes "esquecidas" e direitos humanos, BP.EP
24/23715-0 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da educomunicação: uma parceria com a EE Ubaldo Costa Leite, BP.TT
24/20591-8 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio das temáticas de igualdade de gênero, igualdade étnico racial e acesso ao território e à cidade: uma parceria com a EE Amélia Kerr Nogueira, BP.TT
24/21742-0 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da educomunicação: uma parceria com a EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, BP.TT
24/17609-2 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio do fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes: uma parceria com a EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, BP.TT
24/09490-5 - Uma fotografia se completa com o olhar do outro: olhares e releitura, BP.EP
24/09811-6 - Como lidar com conflitos na escola: prevenção e mitigação da violência na comunidade escolar, BP.EP
24/08985-0 - Arte e educação para promoção do autoconhecimento, autoestima, empatia e pertencimento escolar, BP.EP
24/09450-3 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da arte-educação: uma parceria com a E.E. Amélia Kerr Nogueira, BP.TT
24/09559-5 - Quem sou eu: trabalhando identidade, diversidade e respeito na comunidade escolar, BP.EP
23/14187-7 - Avaliação qualitativa do projeto Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas: uma proposta de avaliação triangular, BP.TT
23/15197-6 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da educomunicação: uma parceria com a EE Amélia Kerr Nogueira, BP.TT
23/14553-3 - Avaliação quantitativa do projeto "Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas": uma proposta de avaliação triangular, BP.TT
23/14233-9 - Diálogos sobre sexualidade, afetos e métodos contraceptivos: promovendo a igualdade de gênero, BP.EP
23/10384-2 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da educomunicação: uma parceria com a EE Ubaldo Costa Leite, BP.TT
23/13084-0 - Arte e educação para promoção do autoconhecimento, autoestima, empatia e pertencimento escolar, BP.EP
23/13085-6 - Como lidar com conflitos na escola: prevenção e mitigação da violência na comunidade escolar, BP.EP
23/12995-9 - Quem sou eu: trabalhando identidade, diversidade e respeito na comunidade escolar, BP.EP
23/10394-8 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio das temáticas de igualdade de gênero, igualdade étnico racial e acesso ao território e à cidade: uma parceria com a EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, BP.TT
23/09602-5 - Diversidade e direitos humanos na escola: os movimentos sociais da cidade pela lente da escola Maestro, BP.EP
23/09723-7 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da arte-educação: uma parceria com a EE Amélia Kerr Nogueira, BP.TT
23/09895-2 - Uma fotografia se completa com o olhar do outro: olhares e releitura, BP.EP
23/09125-2 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da arte-educação: uma parceria com a EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, BP.TT
23/10053-6 - Alfabetização como ferramenta de autonomia, equidade social e prevenção à violência, BP.EP
23/09568-1 - Histórias do nosso pedaço, BP.EP
23/10515-0 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio da educomunicação: uma parceria com a EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, BP.TT
23/09569-8 - O mundo é diferente da ponte pra cá, BP.EP
23/07066-9 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio das temáticas de igualdade de gênero, igualdade étnico racial e acesso ao território e à cidade: uma parceria com a EE Ubaldo Costa Leite, BP.TT
23/09806-0 - Educando jovens para o respeito à diversidade e à redução do bullying nas escolas, BP.EP
23/11063-5 - Mapeamento das entidades que prestam serviços sociais à comunidade local: acesso a direitos e à cidadania, BP.EP
23/09911-8 - Respeito à diversidade, redução da desigualdade e combate à discriminação, BP.EP
23/10046-0 - Autoras indígenas e negras: empoderamento identitário de jovens por meio da leitura, BP.EP
23/10052-0 - Diversidade, autoestima e sexualidade: promovendo a cidadania e prevenindo violências, BP.EP
23/10145-8 - Resgate da história indígena local: vozes esquecidas e direitos humanos, BP.EP
23/10265-3 - Formação de valores: construindo uma cultura de respeito aos direitos humanos dentro da escola Amélia Kerr, BP.EP
23/06355-7 - Sensibilização, formação e monitoramento em direitos humanos por meio das temáticas de igualdade de gênero, igualdade étnico racial e acesso ao território e à cidade. Parceria com a E. E. Profa. Amélia Kerr Nogueira, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação escolar básica  Violência escolar  Direitos humanos  Direito a cidade  Igualdade de gênero  Diversidade  Equidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:direito a cidade | Diversidade e Equidade | Educação em direitos humanos | igualdade de gênero | igualdade racial | Violências nas escolas | Educação em Direitos Humanos

Resumo

O projeto pretende implementar, junto a professores da educação básica, programas transversais e interdisciplinares de educação em direitos humanos em escolas, por meio de atividades de sensibilização, vivência, formação e monitoramento de direitos humanos no cotidiano de estudantes, além de ações para transformação dos espaços escolares, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, a equidade e o respeito às diferenças, e prevenir violências que se reproduzem nas realidades escolares e que se aprofundaram com a pandemia da Covid-19. A proposta faz avançar de modo articulado com professores e gestores escolares os trabalhos do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), que desde 2017 atua, por meio do Projeto CEPID Núcleo de Estudos da Violência da USP, nas redes estadual e municipal de São Paulo, e que agora se estende também para uma escola da rede municipal de Paulínia, no interior do Estado. (AU)

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