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Previsibilidade operacional à gestão da manutenção automotiva

Processo: 23/03223-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Programa FINEP - Centelha SP
Pesquisador responsável:Kory Malafaia Pinheiro
Beneficiário:Kory Malafaia Pinheiro
Empresa:Kory Malafaia Pinheiro Ltda
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Município: São Paulo
Auxílio(s) vinculado(s):23/04994-2 - Previsibilidade operacional à gestão da manutenção automotiva, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):23/05992-3 - Previsibilidade operacional à gestão da manutenção automotiva, BP.PIPE
Assunto(s):Engenharia automotiva  Operação e manutenção  Condução de veículo  Veículos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autotech | carro conectado | Manutenção Automotiva | perfis de condução | Manutenção automotiva

Resumo

A Carro em Dados é uma autotech que se propõe a melhorar e gerar novas oportunidades de negócios aos atores da cadeia da indústria automotiva brasileira. Partimos da ideia de conectar veículos de passeio, utilitários e comerciais leves que estão em circulação sem conectividade nativa. A condução de um processo de validação nos evidenciou a necessidade de focarmos na frota reparável (fora de garantia) cujos seus proprietários não mantêm uma relação de confiança ou fidelidade com os estabelecimentos que mantêm os seus automóveis. Validamos a nossa hipótese de que as pessoas têm real dificuldade para acompanhar a agenda de serviços que os seus veículos demandam e entendem as possíveis consequências de negligenciar as manutenções. Também constatamos que a manutenção corretiva (veículo que chega quebrado) é a principal causa de quebra da programação nas oficinas independentes de manutenção, a isso chamamos de "imprevisibilidade operacional", o que acarreta acúmulo de carros dentro das oficinas, jornadas extensivas de trabalho e inexatidão na obtenção de peças. Uma das iniciativas conduzidas pelos gestores desses estabelecimentos são campanhas de conscientização quanto a importância da manutenção preventiva com o propósito de incentivar o agendamento de serviços. Com isso, a informação de principal valor para o nosso negócio é o uso que está sendo feito desses veículos para endereçarmos convocações desses estabelecimentos aos seus clientes para realização de serviços de manutenção preventiva. Da sua concepção até o presente momento, a abordagem da Carro Em Dados mudou (pivotou); iniciamos a nossa atividade focados na entrega de valor à ponta B2B do nosso negócio, por ela pretendemos monetizar, todavia, entendemos que o nosso sucesso está diretamente ligado à experiência do usuário, clientes das oficinas de manutenção automotiva. O nosso produto à ponta B2C é um aplicativo móvel, ferramenta de gestão da manutenção veicular, no entanto, por ser a manutenção uma tarefa que só ocorre em intervalos de meses, percebemos um elevado risco de entregar somente essa experiência, ficando expostos a possíveis desinstalações ou suspensão das permissões diante da falta de interação do usuário com o aplicativo. Isto posto, desenvolvemos funcionalidades que permitem ao dono do carro acompanhar em tempo real a saúde do motor do seu carro e verificar o seu histórico de trajetos percorridos. Com recursos financeiros elencam-se novas prioridades ao desenvolvimento do aplicativo móvel. Experiência do usuário e novas fontes de receita: agendamento de serviços e geração de cupons de desconto; robustez e confiabilidade: determinação de usuário motorista ou passageiro e aplicativo compatível com sistemas automotivos Android. A participação no Programa Centelha nos gera algumas expectativas. A primeira é a aceleração ao qual seremos submetidos graças as mentorias, capacitações, ecossistema com startups e parceiros e a viabilidade de dedicação exclusiva ao projeto e, a segunda relaciona-se com a chancela inerente à participação no programa, isso certamente facilitará a nossa penetração no ecossistema automotivo e acadêmico. Atualmente trabalhamos: na posição de marca do produto B2C, isso é feito através das redes sociais falando de manutenção automotiva de maneira descomplicada com o propósito de gerar a necessidade por uma ferramenta de gestão da manutenção veicular ao grande público; no desenvolvimento de tal ferramenta em caráter de protótipo dotado das funções básicas à extração de informações que alimentem as nossas regras de negócio elementares. Nessa versão o aplicativo deve ser distribuído a clientes estratégicos das oficinas early adopters; e na formação de um parceiro de mercado que nos dê acesso às situações reais de manutenção, aos desafios do universo da reparação e aos grandes players do mercado. A contratação pelo Programa Centelha acelera a otimização da experiência do usuário e o desenvolvimento de um MVP à ponta B2B do nosso negócio. (AU)

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