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EMU concedido no processo 2017/26931-1: analisador portátil de gases por medição laser com tecnologia FTIR, com linha de amostragem aquecida

Processo: 23/05907-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2030
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho
Beneficiário:Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/26931-1 - Desenvolvimento de sistema portátil de medição de emissões para veículos flex, AP.PITE
Assunto(s):Poluição atmosférica  Automóveis  Emissão de gases  Gases do efeito estufa  Espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier  Aquisição de equipamentos  Equipamentos multiusuários  Infraestrutura de pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emissões | Ensaios de homologação | Pems | Poluição veicular | Estimativa de Emissões de GEE (Gases Efeito Estufa)

Resumo

Devido à importância dos veículos como fonte de poluentes atmosféricos, os Estados Unidos e a Europa, e posteriormente também o Brasil, adotaram programas de controle de poluição veicular baseados na homologação de veículos por meio de ensaios em laboratório que, no entanto, são considerados pouco representativos em relação ao "mundo real" e sujeitos a fraudes. Para superar estas dificuldades, a Europa adotou a partir de 2017 um teste adicional, onde o veículo percorre ruas e estradas acoplado a um sistema portátil de medição (Portable Emission Measurement System - PEMS) e deve atender os limites legais de emissões. Esta metodologia de teste está em vias de implantação em diversos países, inclusive no Brasil. No entanto, há um problema, de que o PEMS é uma tecnologia 100% importada e de alto custo, onde o usuário tem acesso apenas a um pacote fechado ("turn-key") que mede apenas CO2, CO, NOx e HC, além de ser um sistema grande e pesado, que dificulta sua utilização em veículos compactos. O objetivo deste projeto multidisciplinar e interdepartamental é desenvolver, com apoio da CETESB, um PEMS de dimensões reduzidas e com custo menor que seus similares importados, capaz de realizar medições de poluentes em veículos leves e motocicletas movidos a gasolina, etanol ou flex. A medição dos gases por meio de analisador laser irá atuar em conjunto com sistemas de medição de fluxo de escape, posicionamento GNSS e aquisição de dados da central eletrônica do veículo, resultando em dados relevantes de emissões produzidas pelo veículo em situações de uso real. Este sistema será uma ferramenta útil para a USP, CETESB, fabricantes e para pesquisadores acadêmicos para estudos de legislações de poluição e de poluição atmosférica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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