Busca avançada
Ano de início
Entree

Termodinâmica do não-equilíbrio de jardins químicos

Processo: 23/03984-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Martina Costa Reis
Beneficiário:Martina Costa Reis
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ardson dos Santos Vianna Junior
Bolsa(s) vinculada(s):24/04996-8 - Síntese de jardins químicos pelo método de injeção, BP.TT
Assunto(s):Termodinâmica  Auto-organização  Dinâmica dos fluidos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Organização | Jardins químicos | Simulações de fluidodinâmica | Termodinâmica do não-equilíbrio | Termodinâmica do não-equilíbrio

Resumo

Jardins químicos- precipitados ocos com aspecto dendrítico formados quando um cristal de sal metálico é imerso em uma solução alcalina de silicato, sulfato ou carbonato de sódio- são talvez o exemplo mais icônico de auto-organização em sistemas químicos. Ao contrário das estruturas dissipativas que emergem das reações de Belousov-Zhabotinsky e Briggs-Rauscher, jardins químicos são estruturas permanentes que têm sido exploradas no desenvolvimento de cimentos, dispositivos microfluídicos e sistemas de filtração. No entanto, embora as condições experimentais que levam à formação de jardins químicos sejam bastante conhecidas, ainda não há na literatura modelos fenomenológicos que permitam explicar a dinâmica de formação e crescimento dos precipitados. Em vista do exposto, neste projeto, um modelo de reação-difusão baseado na equação de Darcy-Brinkman-Stokes será usado para descrever como o acoplamento de reações químicas não-lineares com o transporte difusivo de massa cria condições para a formação e crescimento de jardins químicos. Em particular, foco será dado ao transporte interfacial de massa que é responsável pelo espessamento das paredes dos precipitados e pela pressão desenvolvida no interior destes. Além disso, visando possíveis aplicações práticas nas áreas de corrosão, microfluídica e até mesmoastrobiologia, a influência de campos externos, tais como gravidade e campo elétrico, sobre os padrões de evolução de jardins químicos será investigada através de análises de bifurcação das estruturas dissipativas. Os resultados obtidos neste projeto serão relevantes não apenas para a área de termodinâmica do não-equilíbrio, mas também para um emergente campo de pesquisa conhecido como chemobrionics cujo objetivo é o estudo dos processos de auto-organização em sistemas de precipitação visando possíveis aplicações práticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, MARTINA COSTA. Gravity-Induced Symmetry Breaking in Chemical Gardens. ACS OMEGA, v. N/A, p. 7-pg., . (23/03984-3)