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Ignição assistida por plasma aplicada a motores de combustão interna para uso com etanol e biocombustíveis

Processo: 23/02073-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Ronaldo Domingues Mansano
Beneficiário:Ronaldo Domingues Mansano
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Armando Antonio Maria Lagana ; Guenther Carlos Krieger Filho
Assunto(s):Tecnologia de plasma  Motores de combustão interna  Combustíveis alternativos  Combustão  Ignição à plasma  Ionização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustíveis alternativos | Eficiência da combustão | Ignição assistida por plasma | Ionização por plasma | Novas tecnologias em combustão interna | Tecnologias de plasma | Sistemas de ignição em motores a cobustão

Resumo

A necessidade sempre presente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte motiva o desenvolvimento de novas tecnologias para aplicações em motores de combustão interna. Motores avançados podem alcançar eficiências mais altas e emissões reduzidas operando em regimes com misturas diluídas de combustível e ar e taxas de compressão mais altas, mas a faixa de operação estável do motor é limitada pelo início da combustão e propagação da chama quando os níveis de diluição são altos. Uma tecnologia de ignição avançada que amplia de forma confiável a faixa operacional dos motores de combustão interna ajudará na implementação prática da próxima geração de motores de alta eficiência. Este projeto visa o avanço da tecnologia de ignição de próxima geração, com o desenvolvimento de aplicações de combustão por faísca assistida por plasmas que possam ser empregadas em motores muli-combustíveis e/ou que utilizam combustíveis alternativos como etanol, Gás Natural Veicular (GNV) ou misturas gasosas. São objetivos deste projeto desenvolver o sistema de ignição assistida por plasma, desenvolver a vela otimizada para aplicação hibrida por faísca convencional e por plasma, estudar os mecanismos de ionização do combustível, desenvolver ensaios e testes de ionização e eficiência em um sistema padrão de combustão disponível na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, também é objetivo criar uma nova linha de pesquisa em processos automotivos assistidos por plasma e a formação de recursos humanos em um novo tema inovador na indústria automotiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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