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Understanding the role of micro-mobility services in urban sustainability in disadvantaged neighborhoods: Itaim Paulista (São Paulo) and Tarwewijk (Delft)

Processo: 23/14383-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Ana Paula Koury
Beneficiário:Ana Paula Koury
Pesquisador Responsável no exterior: Aksel Ersoy
Instituição Parceira no exterior: Delft University of Technology (TU Delft), Holanda
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Luciano Abbamonte da Silva ; Renato Luiz Sobral Anelli
Vinculado ao auxílio:22/00580-6 - Laboratórios do mundo real: a microbacia do Ribeirão do Lageado como projeto piloto de política pública para a ação climática, AP.PFPMCG.R
Assunto(s):Mudança climática  Planos regionais  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação de cidades | Micro mobilidade | Mudanças Climáticas | Planos Regionais | Sustentabilidade | Cidade e Mudanças Climáticas

Resumo

Os novos serviços de mobilidade compartilhada não são apenas uma alternativa aos modelos de transporte, mas também uma oportunidade para aumentar a sustentabilidade urbana. Até 2050 espera-se que 68% da população mundial more em áreas urbanas. Além disso, os centros urbanos consomem 78% da energia global e produzem mais de 60% das emissões de carbono e gases de efeito estufa, tornou-se crucial entender a natureza dinâmica das atividades urbanas para garantir e melhorar a qualidade de vida humana. A mobilidade urbana é um dos componentes essenciais das atividades cotidianas das pessoas e é diretamente afetada pelo rápido aumento da população urbana, pela urbanização não planejada e pelas condições socioeconômicas. É um fator importante a ser levado em conta na sustentabilidade urbana e é, portanto, determinante da qualidade de vida, do transporte público, do emprego, da educação e da saúde. Além disso, ter acesso a sistemas eficientes de mobilidade urbana continua sendo uma das questões fundamentais para os formuladores de políticas, especialmente nas grandes cidades e bairros densamente povoados. Nesta proposta, exploramos o papel dos serviços de micromobilidade na sustentabilidade urbana em dois bairros desfavorecidos, ou seja, no Itaim Paulista, em São Paulo, no Brasil; e Tarwewijk, em Roterdã, na Holanda. Entender o papel desses serviços de mobilidade é importante para incorporar práticas de planejamento e desenho urbano integradas, inovadoras e centradas nas pessoas, que permitam a longo prazo a transição para cidades justas, sustentáveis, resilientes e neutras em termos climáticos. Para isso a pesquisa pretende definir a sustentabilidade no contexto da mobilidade urbana e investigar a condição de micromobilidade à partir da comparação dos dois casos analisados. Qual o papel dos serviços de micromobilidade para melhorar a qualidade de vida em bairros desfavorecidos? Para responder a essa pergunta organizamos dois workshops. O primeiro terá como objetivo definir a sustentabilidade urbana no contexto da mobilidade urbana. Este workshop fornecerá exemplos de diferentes práticas que acontecem no Brasil e em outras localidades. O segundo terá como objetivo investigar o papel dos serviços de micromobilidade na sustentabilidade urbana e será organizado em conjunto pela Rede Mobilidade do Futuro e pela Prefeitura municipal de Roterdã. (AU)

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