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Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo

Processo: 23/11654-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Edda Curi
Beneficiário:Edda Curi
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Ferreira Tiburtino ; Fernando Araujo de Oliveira ; Grace Zaggia Utimura ; Kelly Fernanda Martins Pezzete ; Priscila Bernardo Martins ; Roberta Kelly Santos Castro ; Suzete de Souza Borelli
Bolsa(s) vinculada(s):25/05430-0 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17388-6 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17360-4 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 24/18216-4 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/19315-6 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17389-2 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/16834-2 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17204-2 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17223-7 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17345-5 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/16822-4 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/16827-6 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17335-0 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP
24/17336-6 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação matemática  Qualidade da educação  Teoria dos números  Ensino fundamental  Ensino público  Ensino e aprendizagem  Formação continuada do professor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Diagnóstica | Diretorias de Ensino | Ensino dos Números Racionais | Formação continuada de professores | Educação Matemática

Resumo

O Projeto Piloto ora proposto, está alocado em dois eixos estratégicos de pesquisa: 1. O Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica Pública; 2. Formação e Desenvolvimento de Professores na Educação Básica Pública. Tem como foco nos 4º e o 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Projeto será coordenado pela pesquisadora Profa. Dra. Edda Curi e pelas pesquisadoras Profa. Dra. Priscila Bernardo Martins e Profa. Dra. Suzete de Souza Borelli, que atuam como professoras dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Cruzeiro do Sul. Visa responder à questão de pesquisa: quais são os conhecimentos que os professores produzem e mobilizam ao analisarem os itens e resultados de avaliações diagnósticas relacionados ao Ensino dos Números Racionais e em que medida esses conhecimentos podem influenciar a melhoria de sua prática e das aprendizagens dos seus estudantes? O presente Projeto tem por objetivo geral investigar se e como os professores usam os dados das avaliações diagnósticas oferecidas pela Prova Paulista no âmbito da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, visando à melhoria das aprendizagens dos estudantes do 5º ano e de seus indicadores de avaliação. Com esse propósito, recorre-se a uma abordagem de natureza qualitativa de tipologia prática, em que serão utilizados a triangulação de dados e a metodologia de formação Lesson Study. Espera-se ainda que esse projeto-piloto produza conhecimentos novos, a partir das narrativas dos professores em seus relatórios, pois estes possibilitam ao professor uma reflexão sobre a prática mais aprofundada do que a simples constatação oral. Ao registrar sobre o desenvolvimento das atividades planejadas, suas práticas, as dificuldades e avanços de seus estudantes sobre o Ensino dos Números Racionais, o professor constrói uma experiência de reflexão organizada, produzindo, para ele mesmo, um conhecimento novo mais aprofundado sobre o seu desenvolvimento docente suas crenças, sobre o que sabe e o que não sabe a respeito desse tema da Matemática e seu ensino. A socialização desses registros no grupo permite que haja uma reflexão coletiva e colaborativa sobre o desenvolvimento do trabalho do próprio professor e do grupo ao qual ele pertence. Esse conhecimento novo pode ser socializado em outros grupos da própria escola e da Diretoria de Ensino, fortalecendo quadros das referidas instituições. (AU)

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