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Efeitos do exergame HIIT em VR sobre a atenção e função executiva em jovens com TDAH: um ensaio clínico randomizado com Move Sapiens®

Processo: 24/08827-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Arthur Caye ; Pietro Krauspenhar Merola
Bolsa(s) vinculada(s):25/04526-4 - Efeitos do Exergame HIIT em VR sobre a Atenção e Função Executiva em Jovens com TDAH: Um Ensaio Clínico Randomizado com "Move Sapiens®", BP.TT
25/04529-3 - Colaboração na coleta de dados, BP.TT
24/21511-8 - Efeitos do Exergame HIIT em VR sobre a Atenção e Função Executiva em Jovens com TDAH: Um Ensaio Clínico Randomizado com Move Sapiens®, BP.TT
Assunto(s):Realidade virtual  Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade  Treinamento intervalado de alta intensidade  Jogos de computador  Ensaio clínico randomizado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Realidade Virtual (VR) | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) | Realidade Virtual

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando 3-5% da população escolar global. Este estudo explora o exergame 'Move Sapiens®' em Realidade Virtual (VR) como ferramenta terapêutica para adolescentes de 12 a 17 anos com TDAH. Incorporando um modelo curto de Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) com 12 ciclos de 16 segundos de esforço máximo seguidos por 20 segundos de descanso, o estudo visa principalmente avaliar as melhorias na função executiva e atenção através de 20 sessões de interação com o 'Move Sapiens®' em VR ao longo de 4 semanas. Os objetivos secundários incluem a avaliação da redução de sintomas de problemas de sono e ansiedade. Os desfechos serão medidos usando escalas validadas para função executiva, atenção, qualidade do sono e ansiedade. O recrutamento dos participantes será realizado em Porto Alegre, através de egressos do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH), e em Indaiatuba, por meio dos serviços especializados da rede pública de saúde. O ensaio clínico randomizado ocorrerá no Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS e no Centro Escola de Especialidade Médicas (CEEM) da UniEduk em Indaiatuba-SP. Na condição controle, os participantes experimentarão uma versão adaptada do Exergame 'Move Sapiens®' sem atividade física intensa. A eficácia da intervenção será comparada com a condição controle, utilizando o modelo de efeitos mistos para análise, que é robusto em face de dados faltantes, fornecendo uma estimativa mais precisa dos efeitos do tratamento. (AU)

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