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SAFE:e-LSA - Eletrificação de uma aeronave leve esportiva (LSA) nacional para treinamento e formação de pilotos.

Processo: 24/06499-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Gomes de Figueiredo
Beneficiário:Luiz Alberto Gomes de Figueiredo
Empresa:SAFE - ESCOLA DE AVIACAO CIVIL LTDA
CNAE: Locação de meios de transporte, exceto automóveis, sem condutor
Educação profissional de nível técnico
Município: São José dos Campos
Pesquisadores associados:Luiz Gustavo de Franca Lima ; Maria Teresa Piacesi ; ROBERTO MIRANDA CANTINHO
Bolsa(s) vinculada(s):25/00030-4 - Integração e Análise Estrutural Avançada para Otimização de Aeronaves, BP.TT
Assunto(s):Propulsão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrificação de aeronaves | Formação de pilotos | Light Sport Aircraft - LSA | Propulsão | Eletrificação de aeronaves

Resumo

Segundo o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil de 2019, o setor de aviação foi responsável por cerca de 3% das emissões de dióxido de carbono no território nacional em 2018. Além do desafio de reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência energética, o setor de aviação também enfrenta outro desafio que é a escassez de profissionais devido ao alto custo para a formação de pilotos. Assim, o desenvolvimento de uma aeronave leve esportiva movida a propulsão elétrica para treinamento de pilotos surge como uma resposta promissora a essas demandas, visando revolucionar o mercado de formação de pilotos e de abastecimento energético de aeronaves elétricas.Este projeto tem por objetivo realizar o estudo da viabilidade de conversão de uma aeronave leve esportiva de motorização convencional (Light Sport Aircraft - LSA) para a elétrica (e-LSA). A pesquisa será focada nos seguintes desafios: Avaliação de motores elétricos disponíveis; investigação de baterias existentes e em desenvolvimento; avaliação da viabilidade técnica e econômica da adaptação da estrutura existente da aeronave para acomodar o novo sistema de propulsão e baterias, incluindo custos iniciais de desenvolvimento, operação e manutenção a longo prazo. Serão considerados os desafios de engenharia, tais como peso, eficiência energética e segurança, bem como o contexto regulatório e de mercado para aeronaves elétricas. O sucesso desse projeto pode resultar em uma nova geração de aeronaves leves com impacto ambiental reduzido e custos operacionais menores. Espera-se alcançar a redução drástica no custo de formação de pilotos, a redução do tempo de solo das aeronaves, o aumento da eficiência operacional e a melhoria na sustentabilidade do transporte aéreo. A implementação bem-sucedida desse projeto pode resultar em um novo padrão no mercado para a formação de pilotos e de propriedade compartilhada de aeronaves com potencial de gerar economias significativa e de estimular a adoção de aeronaves elétricas no mercado, alinhando os negócios da empresa às expectativas ambientais atuais e contribuindo para um modelo de negócios inovador e sustentável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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