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Labirintos fotodocumentais da solidão: a cultura mexicana descrita por Octavio Paz, representada nas obras de Manuel Álvarez Bravo e Graciela Iturbide

Processo: 24/05922-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Denis Porto Renó
Beneficiário:Denis Porto Renó
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia  Fotojornalismo  Jornalismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Fotodocumentário | Fotografia | fotojornalismo | Jornalismo | Fotodocumentário

Resumo

Octavio Paz foi um poeta mexicano de vanguarda que manteve certa proximidade do movimento surrealista. Em 1990, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura com o livro "O Labirinto da Solidão", obra publicada originalmente em 1950. Paralelamente à produção de Octavio Paz, na Cidade do México, o fotógrafo Manuel Álvarez Bravo construiu sua obra com inserção no movimento surrealista, mas também fotodocumental, retratando a cultura mexicana. Posteriormente, Graciela Iturbide, sua principal discípula, deu continuidade à documentação da cultura mexicana pela fotografia. Com base nisso, propõe-se a execução deste projeto de pesquisa, de caráter exploratório, que busca identificar e traçar um comparativo entre a cultura mexicana descrita por Octavio Paz, em sua obra magna, e as obras fotodocumentais de Manuel Álvarez Bravo e Graciela Iturbide. Para tanto, será desenvolvida uma análise do discurso fotográfico de ambos fotógrafos e, simultaneamente, uma comparação discursiva entre tais obras e o descrito por Octavio Paz em "O Labirinto da Solidão", tendo como base o método de leitura de fotografia proposta por Javier Marzal Felici (2003). Os objetos de análise serão, nomeadamente, o acervo da obra de Manuel Álvarez Bravo, disponíveis no Centro Fotográfico Manuel Álvarez Bravo, em Oaxaca (México), e o acervo pessoal de Graciela Iturbide, disponível na Cidade do México (México), para a produção das obras fotodocumentais "Los que viven en la arena" (1981) e "Juchitán de las mujeres" (1989). Finalmente, será realizada uma entrevista aberta em profundidade com a fotógrafa Graciela Iturbide para buscar as reais conexões fotodocumentais de suas fotos com o texto de Octavio Paz. As indagações deste projeto surgiram a partir de três pesquisas anteriormente desenvolvidas pelo proponente, com apoio da FAPESP, nomeadamente através dos processos 2016/09276-7, 2019/19337-1 e 2022/00459-2. Espera-se que, com a conclusão da pesquisa, seja possível descobrir se há, nestas obras, uma fotodocumentação humanista, e como ele se estabelece, tomando com base a junção dos conceitos sobre sobre o tema propostos por Renó & Gobbi (2020) e Beaumont-Maillet & Denoyelle (2006), pelos olhares destes fotógrafos. Trata-se de um viés ainda inédito sobre Manuel Álvarez Bravo e Graciela Iturbide, ambos intensamente pesquisados, mas por outros prismas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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