Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de Conceitos Portais em Química Analítica: Fundamentos para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem

Processo: 24/16670-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Paulo Rogerio Miranda Correia
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Thiago Regis Longo Cesar da Paixão
Assunto(s):Aprendizagem  Ensino  Química analítica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analytical Chemistry | concept mapping | learning | Science Education | Teaching | Threshold Concepts | Química Analítica

Resumo

Este projeto busca identificar e caracterizar os conceitos portais na Química Analítica, com o objetivo de melhorar as práticas de ensino e aprendizagem nas universidades públicas brasileiras. Conceitos portais são ideias críticas que, uma vez compreendidas, possibilitam uma compreensão mais profunda, mas muitas vezes são desafiadores para ensinar e aprender. O projeto visa reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e a aplicação prática na educação em Química Analítica, focando em como os docentes universitários percebem e integram esses conceitos em suas práticas de ensino. Com base no construtivismo social, o projeto adotará um estudo de caso único, utilizando três ciclos sequenciais de coleta de dados para envolver distintos grupos de docentes. Cada ciclo incluirá workshops sobre conceitos portais, seguidos de entrevistas, mapeamento conceitual, grupos focais e análise de documentos. A triangulação metodológica garantirá a robustez e a profundidade dos achados, enquanto a validação externa por especialistas internacionais fornecerá um escrutínio e rigor adicionais. Os resultados deste projeto abordarão barreiras específicas de aprendizagem na Química Analítica, oferecendo insights sobre os principais desafios que os alunos enfrentam ao lidar com conceitos portais. Esses achados fornecerão estratégias práticas para que os docentes ajudem os alunos a superar essas barreiras, resultando em melhores práticas de ensino e maior engajamento dos estudantes. O projeto aumentará significativamente a compreensão e aplicação de conceitos portais na educação científica por meio de suas contribuições acadêmicas e práticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)