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O ATIVISMO POLITICO DOS CEOs NO BRASIL

Processo: 24/18567-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Marina Amado Bahia Gama
Beneficiário:Marina Amado Bahia Gama
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Amon Narciso de Barros ; Caio César Coelho Rodrigues ; Cyntia Vilasboas Calixto
Assunto(s):Ativismo político  Organizações 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Política Corporativa | Ativismo político | Ceo | Organizações | Estratégia e Organizações

Resumo

O projeto trata do crescente envolvimento de CEOs brasileiros em ativismo político, explorando a expressão pública de líderes empresariais em questões políticas e sociais. Este fenômeno impacta diversos stakeholders, incluindo funcionários, consumidores e o público em geral. A pesquisa busca entender até que ponto os CEOs no Brasil se engajam em ativismo político, analisando as consequências para suas organizações.O Trust Barometer (2023) revela que a confiança pública nas empresas é alta na América Latina, implicando em maior responsabilidade para seus líderes. CEOs como Luciano Hang, Guilherme Benchimol e Luiza Trajano são mencionados como exemplos de líderes envolvidos politicamente no Brasil. O conceito de ativismo político do CEO refere-se à sua participação em debates sociais, o que pode influenciar políticas públicas, apesar de estar além de suas responsabilidades tradicionais de maximizar lucros.O projeto foca em três aspectos do ativismo político de CEOs: Alinhamento: O ativismo deve ou não refletir os valores das empresas que eles lideram. Quando bem alinhado, pode aumentar a confiança dos stakeholders. Personalidade: Diferenças na personalidade dos CEOs afetam a forma e impacto de seu ativismo, com fatores como poder, celebridade e narcisismo desempenhando papéis significativos. Canais de Comunicação: O estudo investigará como mídias sociais e entrevistas são utilizadas pelos CEOs para expressar suas posições políticas.O projeto visa discutir a expansão da compreensão do ativismo político para além de lobbying e doações de campanha, considerando-as como parte desse ativismo quando realizadas legalmente e de forma transparente no Brasil. Espera-se analisar como o ativismo dos CEOs pode ajudar ou prejudicar a criação de valor empresarial dependendo do alinhamento com os valores organizacionais e os stakeholders. O estudo pode influenciar políticas internas das empresas sobre o papel dos executivos em plataformas públicas e ajudar investidores a avaliar riscos relacionados a posições políticas. O projeto utilizará uma abordagem mista, incluindo análises qualitativas e quantitativas, com dados coletados de empresas de capital aberto no Brasil entre 2010 e 2022. Métodos estatísticos como regressão com dados em painel e testes de robustez serão utilizados. Entrevistas semiestruturadas também fazem parte do método para captar experiências de CEOs. Os desafios incluem acesso a CEOs para entrevistas e coleta de dados de mídias sociais, que exigirá programação em Python. O projeto planeja superar esses desafios com a experiência anterior em coletas de dados semelhantes. Em suma, o projeto visa aprofundar a compreensão do ativismo político entre CEOs no Brasil, suas motivações, manifestações e impactos, contribuindo para debates acadêmicos e práticos sobre o papel social dos líderes empresariais em economias emergentes. (AU)

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