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Criação e apropriação de valor por diferentes stakeholders: Uma análise no setor de carnes para exportação no Brasil

Processo: 24/12233-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Sandro Cabral
Beneficiário:Sandro Cabral
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Carlos Inoue ; Octavio Augusto Darcie de Barros
Assunto(s):Criação de valor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criação de valor | estratégia orientada ao interesse público | estratégias fora da arena de mercado | Stakeholders | Estratégia em Organizações

Resumo

Nas últimas décadas, a literatura de estratégia em organizações tem evoluído para incorporar temáticas além do âmbito empresarial que deu origem ao campo. Ganha tração o reconhecimento de que os objetivos de organizações públicas e privadas são interdependentes e de que a área de estratégia deve engajar-se em debates sobre o desenho, implementação e avaliação de políticas públicas, além de políticas de negócios. Teorias e construtos do campo possuem um potencial significativo para compreender dilemas associados à criação e apropriação de valor público e privado.Unindo três abordagens complementares - estratégias orientadas ao interesse público, teoria de stakeholders e nonmarket strategies - o presente projeto visa compreender as seguintes questões: Como diferentes grupos de stakeholders são afetados por condutas estratégicas de empresas sujeitas a mudanças políticas e institucionais? Quais fatores organizacionais podem atenuar o impacto negativo decorrente das mudanças para determinados grupos de stakeholders sem prejudicar outros grupos afetados positivamente? Como os stakeholders de organizações diretamente influenciadas por mudanças políticas e institucionais se diferenciam de stakeholders de organizações similares, mas não afetadas por essas mudanças externas?Para tal, este projeto investigará o setor de carnes no Brasil, um setor com diversos stakeholders com potenciais interesses conflitantes, focando em uma mudança importante: a habilitação de frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina para a China. Comparando com frigoríficos não habilitados e exportadores de outras proteínas animais (e.g., frango e porco), analisaremos como choques positivos na demanda por exportações, que beneficiam sobretudo acionistas e investidores, impactam os interesses dos trabalhadores, medidos por salários e taxas de acidentes de trabalho. Também analisaremos se elementos gerenciais podem amplificar ou atenuar os efeitos da maior demanda sobre o bem-estar dos trabalhadores, examinando comportamentos em outras unidades dos grupos empresariais e estratégias de uso de capital humano.Utilizando metodologias quase-experimentais, o trabalho buscará estabelecer relações causais entre mudanças de mercado e dinâmicas de apropriação de valor por diferentes stakeholders. A estratégia empírica adotada será o método de diferenças em diferenças. Os dados serão coletados de fontes públicas como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), estatísticas de acidentes de trabalho do Instituto Nacional de Seguridade Social e informações demográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, será utilizada a base de dados privados de exportações e importações compilada pela Standard & Poor's. Para atingir os objetivos, a pesquisa também se valerá de abordagens qualitativas, como análise documental e entrevistas em profundidade com atores relevantes, proporcionando maior compreensão dos mecanismos envolvidos.Assim, o escopo da proposta inclui a coleta de dados primários e secundários, que pode culminar numa série de artigos científicos sobre como os processos de criação e apropriação de valor nas empresas afetam um conjunto mais amplo de partes interessadas, além de acionistas e financiadores privados. O principal produto decorrente desta investigação será formatado visando publicação em um dos seguintes periódicos de ponta na área de Administração: Management Science, Organization Science ou Strategic Management Journal, todos situados no estrato ABS 4*. (AU)

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