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Avaliação de linguagem na afasia progressiva primária: estudo piloto com a bateria mtl-br

Processo: 25/01062-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Karin Zazo Ortiz
Beneficiário:Karin Zazo Ortiz
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dementia | Language Assessment | Primary Progressive Aphasia | Síndromes Demenciais

Resumo

INTRODUÇÃO: A afasia progressiva primária (APP) é uma síndrome demencial que se inicia e cursa com alterações importantes de linguagem. No contexto clínico, há uma carência de instrumentos para a avaliação da linguagem nas demências, sendo necessários estudos na área. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as tarefas linguísticas que podem ser capazes de melhor auxiliar no diagnóstico clínico da APP, buscando identificar as tarefas linguísticas que estariam mais prejudicadas nesta população. MÉTODO: Foram avaliados 87 indivíduos, reunidos em dois grupos: um grupo composto por 29 pacientes com APP (GAPP) e um grupo controle (GC) composto por 58 indivíduos, pareados quanto à idade e escolaridade. Todos os participantes foram expostos a uma bateria cognitiva breve e em seguida a uma extensa avaliação de linguagem, por meio da Bateria MTL-Brasil.. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante entre o GAPP e o GC nas seguintes tarefas: entrevista dirigida, compreensão oral de frases, discurso narrativo oral, compreensão escrita de frases, ditado, repetição de frases, fluência verbal semântica, nomeação oral de substantivos e verbos, manipulação de objetos, fluência verbal fonológica, nomeação escrita de substantivos, compreensão oral de texto, ditado de números, discurso narrativo escrito, compreensão escrita de texto e cálculo numérico mental e escrito. CONCLUSÃO: Este estudo revelou que os pacientes com APP apresentaram pior desempenho quando comparados a indivíduos saudáveis em diversas tarefas de linguagem. Também foi possível identificar os subtestes da MTL-Brasil mais capazes de auxiliar no diagnóstico clínico da APP. Nesse sentido, tais tarefas devem ser priorizadas durante a avaliação desses indivíduos. (AU)

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