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Desenvolvimento de espumas metálicas para uso em dispositivos de segurança veicular

Processo: 24/16356-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Instalações e Equipamentos Metalúrgicos
Pesquisador responsável:Vera Lucia Arantes
Beneficiário:Vera Lucia Arantes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Haroldo Cavalcanti Pinto ; Jéferson Aparecido Moreto
Assunto(s):Metalurgia do pó 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metallic foams | Powder Metallurgy | Vehicular foams | Metalurgia do pó

Resumo

O Brasil figura entre os países com maior número de vítimas, fatais ou não, de acidentes envolvendo acidentes de veículos automotores. O custo total estimado dos acidentes ocorridos em rodovias federais em 2022 foi de R$ 12,92 bilhões. Embora muito tenha sido feito no que diz respeito a melhoria da malha rodoviária e campanhas educativas, é urgente o investimento em sistemas e estruturas capazes de proteger os ocupantes de veículos automotivos em casos de colisão. Em inglês, essa capacidade de proteção é denominada de crashworthiness (CWN). Muitos trabalhos envolvendo a avaliação de estruturas de CWN têm sido desenvolvidos nos últimos 10 anos, porém grande parte envolve apenas simulações numéricas, sem considerar a influência de parâmetros de processamento das estruturas metálicas ou a base de compósitos de matriz metálica ou polimérica. Para as aplicações em dispositivos de proteção de passageiros em eventos de colisão, as principais propriedades são alta capacidade de absorção de energia (EA), de absorção de energia específica (EA/massa) e magnitude do pico referente à colisão inicial, parâmetros esses determinados em ensaios de compressão. Vale destacar que as estruturas devem ser leves e apresentar potencial de reciclagem. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar estruturas tubulares com adição de espumas de compósitos de matriz metálica porosas, compostas por alumínio com adição de alumina, utilizado hidróxido de alumínio como agente porogênico. (AU)

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