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Análises tecno-econômico da integração da gaseificação de residuos do setor sucroalcooleiro ao processo fisher-tropsch para produção de biocombustíveis e eletricidade.

Processo: 24/02483-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Nestor Proenza Pérez
Beneficiário:Nestor Proenza Pérez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Celso Eduardo Tuna ; Christian Jeremi Rodriguez Coronado ; Daniel Travieso Pedroso ; Einara Blanco Machin ; Fernando de Souza Costa ; Thiago Averaldo Bimestre
Assunto(s):Bagaço de cana-de-açúcar  Biocombustíveis  Gaseificação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bagaço de cana de açúcar | Biocombustíveis | gaseificação | Palhiço | sínteses Fischer-Tropsch | gaseificação de biomassa e obtenção de biocombustiveis renovavéis

Resumo

Neste projeto propõe-se um estudo que permita avaliar técnica e economicamente a viabilidade da gaseificação de resíduos no setor sucroacooleiro para geração de biocombustíveis e eletricidade em ciclo combinado, além de desenvolver um estudo que avalie as principais propriedades físicas e químicas do bagaço e palhiço, e de misturas desses materiais com areia de quartzo ou alumina, para identificar as características requeridas desse material como combustível para ser utilizado num reator de gasificação. Propõe-se, também, desenvolver uma metodologia baseada nas características dessa biomassa que permita a otimização do projeto de um gaseificador de leito fluidizado borbulhante onde se obtenha uma boa fluidização e mistura homogênea do leito, melhorando a eficiência do seu sistema de alimentação. O projeto também visa identificar a melhor configuração da planta BTL, os custos de produção do gás de síntese, assim como alocar os custos de produção dos combustíveis líquidos e da eletricidade e calor gerados no sistema proposto. Na fase final serão determinadas as emissões de poluentes, o dióxido de carbono equivalente, o indicador de poluição e a eficiência ambiental da incorporação dos novos processos comparando-os com tecnologias tradicionais utilizadas no setor elétrico e de transporte brasileiro. (AU)

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