Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequências de ensino-aprendizagem com ciência cidadã nas escolas

Processo: 25/03708-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Beneficiário:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Janaina Dutra Gonzalez ; João Victor Andrade de Lacerda ; Joselaine Setlik ; Jussara Almeida Bezerra ; Laura Braga de Oliveira ; Sheina Koffler
Vinculado ao auxílio:22/06862-3 - Ciência aberta e cidadã nas escolas, AP.EP
Assunto(s):Literacia científica  Ciência cidadã  Ensino de ciências  Metodologia participativa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | Ciência cidadã | co-criação | ensino de ciencias | Metodologias Participativas | Saúde Planetária | Ciência Cidadã

Resumo

O projeto "Sequências de Ensino-Aprendizagem com Ciência Cidadã" (SEACC) visa integrar a ciência cidadã no currículo escolar para melhorar a alfabetização científica dos estudantes e contribuir para a pesquisa científica autêntica. Este processo será realizado por meio da coprodução de sequências educacionais entre professores da educação básica e estudantes de iniciação científica, alinhadas ao currículo e interessantes o suficiente para manter o engajamento dos estudantes enquanto produzem dados confiáveis. A pesquisa pretende, primeiramente, coproduzir e testar pelo menos quatro SEACCs focadas em questões socioambientais relevantes para o contexto escolar. Cada SEACC incluirá protocolos de ciência cidadã desenvolvidos colaborativamente, que serão testados em um ambiente escolar para garantir sua viabilidade e eficácia na promoção de aprendizagens significativas. Os resultados esperados do projeto incluem o desenvolvimento de competências científicas e tecnológicas nos estudantes, tais como a capacidade de formular perguntas, planejar e conduzir investigações, analisar dados e comunicar descobertas. Além disso, busca-se aumentar a motivação dos alunos pela ciência e fomentar comportamentos pró-ambientais. A metodologia adotada envolverá a definição de perguntas de pesquisa claras, produção de materiais educativos, elaboração de protocolos de amostragem adequados à idade dos estudantes e proposição de atividades que estimulem a reflexão e a crítica científica. As fases do projeto incluem a coprodução das SEACCs, testes piloto em escolas, avaliação das aprendizagens proporcionadas e publicação dos materiais e resultados em repositórios de dados abertos (Zenodo). Cada etapa será submetida à aprovação ética necessária, garantindo a conformidade com os padrões de pesquisa envolvendo participantes humanos. A iniciativa também será divulgada em eventos científicos nacionais e internacionais, contribuindo para o avanço da ciência cidadã na educação e na pesquisa ambiental. Este projeto representa um passo importante na integração da pesquisa científica na educação básica, oferecendo aos alunos a oportunidade de participar ativamente no processo científico e contribuir para questões de relevância social e ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)