Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de desvio de conceito na detecção de fake news na língua portuguesa

Processo: 24/17834-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Renato Moraes Silva
Beneficiário:Renato Moraes Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Anderson Raymundo Avila
Assunto(s):Aprendizado computacional  Fake news  Processamento de linguagem natural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Desvio de Conceito | Detecção de posicionamento | Fake news | Processamento de Linguagem Natural | Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Resumo

A propagação de fake news representa um problema crescente que pode, por meio da desinformação, incitar a violência, manipular decisões políticas e prejudicar a saúde e a integridadeda população. O aprendizado de máquina é uma solução bastante estudada para filtrar fake news automaticamente, porém muitos estudos se baseiam no aprendizado offline que gera modelos estáticosque não se adaptam às mudança nos padrões das notícias ao longo do tempo. Neste estudo, será investigado como a evolução dos padrões das notícias, um fenômeno conhecido como desvio deconceito (do inglês, concept drift), pode deteriorar a acurácia de modelos offline na classificação de fake news. Alguns estudos da literatura já mostraram que o desempenho de modelos offline pode sersuper otimistas, sendo preferível utilizar métodos de aprendizado incremental para se adaptarem às mudanças nos padrões textuais com o tempo. Contudo, a maioria dos estudos é feita com notícias dalíngua inglesa. Este projeto pretende analisar o impacto do desvio de conceito em bases de notícias em português a pandemia de Covid-19 e as eleições presidenciais no Brasil, para verificar se houvedesvio de conceito devido à mudança no foco das notícias. A tarefa de detecção de fake news será avaliada sob duas perspectivas: classificação binária e análise de posicionamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)