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XII Congresso Internacional de Teoria Crítica: "Inteligência Artificial, Neofascismo e os desafios da formação"

Processo: 25/07692-2
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 17 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 19 de novembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Gomes
Beneficiário:Luiz Roberto Gomes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura digital  Formação  Indústria cultural  Inteligência artificial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Digital | Formação | Indústria Cultural | Inteligência Artificial | Neofascismo | teoria crítica da sociedade | Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

O XII Congresso Internacional de Teoria Crítica: "Inteligência Artificial, Neofascismo e os desafios da formação" se propõe como indagação: por quais vias a formação cultural poderia ser repensada na atual sociedade em que o capitalismo de vigilância adquire contornos hegemônicos? Por quais vias a tecnologia algorítmica poderia ser direcionada à promoção de uma alfabetização digital crítica? Referenciado na Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo nos pensadores da primeira geração do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, e em diálogo com pesquisadores internacionais e de inúmeras universidades brasileiras, o GEP pretende reunir as condições para refletir sobre as prementes relações entre a inteligência artificial, o neofascismo e a formação, a partir dos seguintes eixos temáticos: Teoria Crítica e Educação; Comunicação e Indústria Cultural; Estética e Experiência Formativa; Teoria Crítica, Ética e Formação; Linguagens visuais e Formação; Teoria Crítica, Cultura Digital e Formação; Teoria Crítica e Psicanálise; Teoria Crítica e Formação dos Corpos; Teoria Crítica e Literatura; Teoria Crítica e Ciências Sociais. Os participantes expositores, e inscritos para apresentação de trabalhos devem estar vinculados a instituições orientadas à produção do conhecimento. (AU)

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