Busca avançada
Ano de início
Entree

Por uma abordagem comunicacional para a criatividade e inovação: uma comparação cross-cultural de equipes criativas no Brasil, Canadá e França

Processo: 24/19242-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2028
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Fabio Botelho Josgrilberg
Beneficiário:Fabio Botelho Josgrilberg
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta ; Marion Neukam ; Rafael Chiuzi
Assunto(s):Criatividade  Inovação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | criatividade | Inovação | Comunicação

Resumo

Este projeto de pesquisa, fundamentado nos resultados do estudo anterior (2019/14272-9), explora o impacto dos processos comunicacionais na criatividade e inovação deequipes em diferentes contextos culturais, com foco no Brasil, Canadá e França. O estudobusca compreender como os aspectos socioculturais, as modalidades de comunicação eas ferramentas utilizadas influenciam a produtividade criativa em ecossistemascorporativos intensivos em criatividade. Com base em um modelo comunicacional esistêmico de inovação, pretendemos desenvolver um arcabouço teórico para a gestão deequipes criativas. Nossa abordagem enfatiza o papel central da comunicação na promoçãoda segurança psicológica, no engajamento de stakeholders e na manutenção de umaprodução criativa contínua. O projeto empregará entrevistas qualitativas, pesquisas crossculturais e workshops experimentais para coleta e análise de dados. Os resultadosesperados incluem um modelo teórico para a gestão da criatividade baseado emcomunicação, uma plataforma online para avaliação da maturidade de equipes criativas,além de recomendações para aprimorar estratégias de comunicação na gestão dainovação. A pesquisa visa enfrentar os desafios de alinhar fluxos, ferramentas emodalidades comunicacionais com as dinâmicas culturais para potencializar a inovaçãoem equipes, contribuindo tanto para o avanço acadêmico quanto para aplicações práticasno gerenciamento da criatividade em contextos globais (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)