Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas ferramentas morfológicas e moleculares para compreender a evolução de Cosmetidae e Metasarcidae (Arachnida: Opiliones: Gonyleptoidea)

Processo: 25/03419-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2028
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Ricardo Pinto da Rocha
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Daniel Nathan Proud
Assunto(s):Arachnida  Evolução  Filogenia  Morfologia  Neotropical  Opiliona 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arachnida | Evolução | Filogenia | Morfologia | Neotropical | opiliones | Arthropoda - Arachnida

Resumo

Cosmetidae é a família mais diversa de opiliones neotropicais, entretanto a resolução das suas relações filogenéticas é insatisfatória. A principal dificuldade está relacionada à compreensão dos limites entre os táxons supraespecíficos, que foram amplamente obscurecidos pelo sistema de classificação tradicional, no qual múltiplos caracteres superficiais foram utilizados para erigir subfamílias e gêneros. Embora Cosmetidae tenha sido objeto de análises filogenéticas recentes nos níveis de subfamília e família, poucos grupos foram estudados e a resolução das relações dentro da família carece de uma cobertura taxonômica ampla. Caracteres morfológicos e sequências de genes tradicionalmente usados (e.g. COI, 28S, 18S) não têm sido suficientemente explicativos quando utilizados isoladamente ou combinados. Novos recursos morfológicos como a morfologia genital dos machos, têm sido explorados com a finalidade de resolver a classificação dos grupos. Porém, estruturas potencialmente informativas como o ovipositor tem sido extensamente negligenciadas e só recentemente tem sido estudada sobre enfoques comparativos. Ferramentas moleculares mais robustas tem sido necessárias para resolver relações filogenéticas em grupos diversos e pouco estudados. Nesse sentido, o uso de sequências de elementos ultraconservados poderia esclarecer as relações e a classificação de Cosmetidae no nível de subfamílias, baseado em sequências de regiões ultraconservadas integrando caracteres morfológicos e, pela primeira vez, do ovipositor. Já Metasarcidae foi revisada recentemente e teve filogenia morfológica proposta. No entanto, o ovipositor é desconhecido e uma hipótese de relacionamento com dados moleculares será proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)