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O ambiente da sala de aula na transmissão de doenças respiratórias.

Processo: 24/20528-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Heitor Franco de Andrade Junior
Beneficiário:Heitor Franco de Andrade Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente  COVID-19  Escolas  Influenza  Ventilação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente | Covid | escolas | Influenza | Ventilação | Viroses Respiratórias | Transmissão de doenças respiratórias

Resumo

O ambiente escolar foi considerado uma fonte importante de contaminação de crianças e adultos durante a pandemia de COVID, mas não houve comprovação física ou biológica de maior risco no ambiente escolar. O ambiente escolar com a carteira individual empiricamente foi definido como seguro pela medida da transmissão da tuberculose na infância no século XIX, mas estes dados nunca foram avaliados a nível da microbiologia atual. Recentemente foram introduzidos novos sistemas de resfriamento do ar sem troca nos ambientes escolares. Neste projeto, pretendemos estudar o ambiente da classe de aula atual em uma universidade e em escolas secundárias, pelo uso de equipamentos de controle de qualidade do ar, mensurando partículas e outros componentes do ar em especial, hidrocarbonetos, aldeídos, partículas e gás carbônico, durante a ocupação das salas. As medidas microbiológicas serão feitas através de filtragem de partículas do ar em evaporador de banho contínuo, uma máquina doméstica silenciosa que não interfere na qualidade da aula. Pretende-se determinar a incidência de doenças respiratórias antes e depois do semestre letivo através de busca ativa com pergunta semanal sobre doença respiratória e pela determinação da prevalência de IgA anti-influenza ou anti-COVID na saliva dos estudantes no início do semestre letivo. Esta pesquisa permitirá monitorar física e biologicamente a classe convencional como uma fonte de transmissão de doenças respiratórias e criar conceitos que previnam esta transmissão em ambientes escolares. (AU)

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