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Desenvolvimento de modelos de previsão de desempenho mecanístico empíricos para pavimentos asfálticos rodoviários no Brasil

Processo: 95/03301-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1995
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1996
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Regis Martins Rodrigues
Beneficiário:Regis Martins Rodrigues
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Trincamento  Eficiência  Pavimentos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calibracao Regional | Degradacao Estrutural | Desempenho | Modelos Mecanistico Empiricos | Pavimentos | Trincamento

Resumo

O dimensionamento estrutural de pavimentos novos e o projeto de restauração de pavimentos degradados têm suas eficácias econômicas dependentes da confiabilidade e da acurada dos modelos de previsão de desempenho embutidos no método de projeto adotado. A esse respeito, os métodos de projeto empíricos têm aplicabilidade restrita e os modelos mecanístico-empíricos existentes têm problemas em sua base teórica, levando a resultados inconsistentes, além de sua calibração experimental ser bastante restrita. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de se montar uma base de dados acerca do desempenho de pavimentos rodoviários em serviço no Brasil, reunindo rodovias do DNER, da DERSA e do DER-SC cuja caracterização estrutural foi bem completa, dados esses que podem ser utilizados para a calibração de modelos de forma regionalizada. Esta base foi, até hoje, pouco aproveitada pelos pesquisadores no Brasil, o que tem resultado em projetos desnecessariamente caros. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de modelos que superem as deficiências dos modelos mecanístico-empíricos existentes, tanto em sua base teórica, quanto em sua calibração experimental para as diversas condições regionais brasileiras onde se dispuser de dados suficientemente confiáveis. A pesquisa partirá do estabelecimento do estado da arte relativo às soluções que vêm sendo dadas para se resolver o complexo problema da previsão de desempenho dos pavimentos asfálticos rodoviários, juntamente com uma análise crítica da importância prática, nas situações de projeto mais comuns, de uma confiabilidade maior para os modelos de previsão de desempenho. (AU)

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