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A influência da codificação e da decodificação no processamento oral de leitura: um estudo sobre associações entre afasias, dislexias e agrafias adquiridas em lesados cerebrais

Processo: 95/04511-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Beneficiário:Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia  Agrafia  Afasiologia  Dislexia  Lesões encefálicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afasiologia | Agrafia | Dislexias | Lesao Cerebral | Neuropsicologia

Resumo

O presente projeto, adotando os pressupostos da Neuropsicologia Cognitiva, propõe verificar quais processamentos biocognitivos são comuns à linguagem oral e gráfica em nível da palavra (morfêmico), quais caracterizam a linguagem escrita e como oralidade e escrita interagem e refletem no comportamento linguístico de pacientes portadores de lesão cerebral adquirida. Pacientes portadores de lesão cerebral adquirida serão examinados quanto seu desempenho em linguagem oral, leitura e escrita (tronco comum), e serão encaminhados a estudos específicos, baseados em hipóteses sobre decodificação e codificação oral e gráfica. Tais estudos verificarão: a influência de fatores visuais, linguísticos e motores nos distúrbios. (AU)

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