Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de gas carbonico via agua de irrigacao na cultura do melao.

Processo: 96/01768-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de março de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Tarlei Arriel Botrel
Beneficiário:Tarlei Arriel Botrel
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fotossíntese  Produtividade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cocumis Melo | Fotossintese | Produtividade | Qualidade Do Fruto

Resumo

As plantas respondem favoravelmente à atmosfera enriquecida com gás carbônico, incrementando a velocidade de assimilação em 80% ao ativar a enzima carboxilase-oxigenase, reduzindo a fotorespiração, melhorando o metabolismo, o crescimento, a produção. Também, o incremento do gás carbônico na atmosfera do solo a níveis de 250 moles, induz redução do pH do solo permitindo maior mobilidade de elementos. No Brasil, recentemente inicio-se a aplicação de gás carbônico via água de irrigação, no entanto há carência de trabalhos referentes ao assunto. Portanto, estudos para analisar os efeitos da aplicação de gás carbônico via água de irrigação para as culturas, visando aperfeiçoar o uso dessa técnica são necessários. Será estudada a aplicação de gás carbônico via água de irrigação a ser realizada diariamente, três vezes por semana e sem aplicação de gás carbônico e três ambiente de condução da cultura (em estufa, solo coberto com plástico e céu aberto). Cada parcela será constituída por uma linha de plantas com 6m de comprimento. O espaçamento entre plantas será de 0,50m. A aplicação de gás carbônico será iniciada no dia seguinte ao transplantio, estendendo-se por um período de 60 dias. A dosagem será de 50 kgha-1 de CO2. O fósforo será aplicado em sulcos contínuos por ocasião do plantio. O potássio e o nitrogênio serão aplicados semanalmente via água de irrigação utilizando um tanque de fertilizante. Será adotado método de irrigação localizada com vazão de 1 lh-1m-1 para pressão de serviço de 5 mca. As irrigações serão feitas diariamente, calculada em base na evaporação do tanque classe A e no coeficiente de cultivo (Kc). Serão analisados a produtividade, as características químicas dos frutos (pH, acidez e teor de sólidos solúveis), o desenvolvimento da cultura, crescimento de raízes e fotossíntese. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ MARIA PINTO; TARLEI ARRIEL BOTREL; EDUARDO C. MACHADO; JOSÉ C. FEITOSA FILHO. Aplicação de co2 via água de irrigação em relação à produtividade do meloeiro. Scientia Agricola, v. 58, n. 1, p. 27-31, . (96/01768-2)