Busca avançada
Ano de início
Entree

O conhecimento fisico nas primeiras series do ensino fundamental.

Processo: 96/08373-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Maria Pessoa de Carvalho
Beneficiário:Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física  Ensino fundamental  Construção do conhecimento  Ensino de ciências  Causalidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Causalidade | Construcao Do Conhecimento | Ensino De Ciencias | Ensino De Fisica | Ensino Fundamental

Resumo

O que queremos estudar é justamente esse fenômeno: como as explicações causais evoluem, na sala de aula, levando os alunos à necessidade de atribuírem novas variáveis aos objetos iniciando-se, pois, na construção dos conceitos físicos. Temos 2 objetivos a serem alcançados que irão ser desenvolvidos simultaneamente: 1) estudar, com maior profundidade, como os nossos alunos evoluem na construção das explicações causais, e 2) criar novas atividades, novos problemas, alcançando pelo menos as quatro primeiras séries do ensino fundamental de tal forma que possamos estudar a construção da causalidade em diversos contextos experimentais (idades e conteúdos diferentes) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)