Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao do produto do gene de expressao primaria fos na resposta trofica do nucleo do trato solitario de ratos wistar experimentalmente hipertensos pela coarctacao da aorta abdominal.

Processo: 96/09386-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Debora Rejane Fior Chadi
Beneficiário:Debora Rejane Fior Chadi
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica  Hipertensão  Neurotransmissores  Núcleo solitário  Proteínas proto-oncogênicas c-fos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:C-Fos | Hipertensao Arterial | Imunohistoquimica | Neurotransmissores | Nucleo Do Trato Solitario

Resumo

O c-fos é um gene de expressão primária que no sistema nervoso central pode ser ativado pela atividade elétrica e substâncias químicas, desencadeando eventos genômicos, a transcrição e a produção das proteínas estruturais, neurotransmissores, neuromoduladores e fatores neurotróficos. Estas respostas permitem às células se adaptarem a novas situações. O fator fibroblástico básico (bFGF) é um fator trófico importante para neurônios, células gliais e endoteliais. Em trabalho anterior nós demonstramos um aumento na expressão de bFGF em neurônios e células gliais no núcleo do trato solitário de ratos hipertensos por coarctação da aorta abdominal. Este modelo experimental de hipertensão promove ativação elétrica intensa de áreas relacionadas ao controle central da pressão arterial. O objetivo deste trabalho é analisar a ativação do gene c-fos pelo estudo da imunorreatividade da proteína Fos no NTS e núcleo para ventricular de ratos agudamente hipertensos pela coarctação da aorta abdominal. A localização simultânea das imunorreatividades da proteína Fos e do bFGF será efetuada nas áreas estudadas pelo método da imunoperoxidase de 2 cores. Esta análise dará indícios da participação do gene c-fos na expressão do bFGF após hipertensão induzida pela coarctação da aorta-abdominal. O projeto abordará ainda a caracterização da identidade neuroquímica dos neurônios que expressam o gene c-fos pela análise da localização simultânea, pelo método da imunoperoxidase de 2 cores, das imunorreatividades da proteína Fos e dos marcadores ' tirosina hidroxilase, feniletanolamina N-metil transferase, dopamina ß-hidroxilase e vasopressina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)