Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de isolados de colletotrichum associados a antracnose do morangueiro no estado de sao paulo.

Resumo

A cultura do morangueiro no Estado de São Paulo é uma importante fonte geradora de empregos, dando subsistência a muitas famílias. Muitas doenças incidem sobre a cultura, sendo que a antracnose, nas suas diversas formas de manifestação, tem causado elevadas perdas. Neste trabalho objetiva-se caracterizar isolados de Colletotrichum associados à antracnose no nosso Estado, quanto aos aspectos culturais, morfológicos, fisiológicos e patogênicos, visando o embasamento para a taxonomia desses patógenos. Os isolados serão coletados nas regiões produtoras de morango do Estado de São Paulo, durante todas as, fases da cultura. Serão avaliados 50 isolados, sendo 25 associados ao rizoma (coração vermelho) e 25 causadores de lesões nas inflorescências (flor preta). Serão observados a coloração e o aspecto das colônias. O efeito da temperatura no crescimento radial dos isolados será determinado mediante incubação a 18, 22, 26, 30 e 34°C. O formato e as dimensões dos conídios serão avaliados, bem como a concentração de esporos. Os testes de patogenicidade serão realizados em inflorescências, frutos, pecíolos e rizomas, mediante inoculações em condições de laboratório e casa de vegetação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA APARECIDA DE SOUZA TANAKA; FRANCISCO ANTONIO PASSOS; JUAREZ ANTONIO BETTI; REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES. Métodos de inoculação de Colletotrichum fragariae em morangueiro. Scientia Agricola, v. 58, n. 4, p. 725-729, . (96/09480-8)