Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de três diferentes métodos de diagnóstico para superfície oclusal, em escolares de 6 a 8 anos de idade na cidade de Piracicaba, São Paulo

Processo: 97/02161-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Pereira
Beneficiário:Antonio Carlos Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico bucal  Cárie oclusal  Técnicas e procedimentos diagnósticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie Dental | Diagnostico | Metodos De Diagnostico

Resumo

A diminuição na incidência e prevalência de cárie dentária em alguns países, além da clara regressão da velocidade de progressão da lesão, vêm gerando dificuldades no seu diagnóstico, e consequentemente na escolha do tratamento mais adequado às lesões oclusais. O presente estudo não visa às discussões das razões destes decréscimos, quanto menos discutir o porquê da tardia cavitação. O nosso objetivo é a elaboração de um critério de diagnóstico simples e eficiente, que esteja enquadrado nas novas características da lesão cariosa, auxiliando o clínico, através da comparação e associação dos métodos clínico (visual/ tátil), radiográfico digital e por transiluminação, utilizados para o diagnóstico da lesão de cárie. A amostra será constituída por 300 crianças (600 primeiros molares), de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 8 anos, residentes em Piracicaba, São Paulo. Os exames serão realizados por um examinador, previamente calibrado, com verificação do erro intra-examinador através da estatística de Kappa. A abertura de cavidade será o método de validação utilizado, e exames de sensibilidade e especificidade serão efetuados para os três métodos de diagnóstico. Poderemos calcular também, as subestimações, dentro das condições de exame, do exame clínico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA PARDI; FÁBIO LUIZ MIALHE; ANTONIO CARLOS PEREIRA; MARCELO DE CASTRO MENEGHIM. Avaliação in vitro do aparelho DIAGNOdent para diagnóstico oclusal. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 14, n. 4, p. 372-377, . (97/02161-7)