Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuicao ao conhecimento dos neuropteros brasileiros: especies de crisopideos que ocorrem na cultura da seringueira.

Processo: 97/03559-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Sérgio de Freitas
Beneficiário:Sérgio de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico  Predação  Seringueira 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Biologico | Crisopideos | Predador | Seringueira

Resumo

A utilização do controle biológico tem sido preconizada como importante medida dentro das opções para o manejo integrado de, pragas. Atualmente, as cochonilhas, ácaros, tripés e o percevejo das rendas são os insetos que ocorrem com maior freqüência nos seringais, e têm nos crisopideos seu maior inimigo natural. Apesar do reconhecimento, pela comunidade científica e de agricultores, da importância da ação destes inseto sobre as pragas, pouco se conhece sobre eles. Uma das lacunas que existem, é o desconhecimento das espécies que ocorrem neste agro ecossistema. Com o objetivo de identificar e caracterizar morfologicamente, as espécies de maior freqüência de ocorrência nos seringais de Itiquira, MT, propõe-se o presente estudo. Os crisopideos serão coletados quinzenalmente, com auxílio de rede entomológica de 40 cm de diâmetro e armadilhas tipo frasco caça-mosca. Ocasionalmente serão coletados insetos em outras propriedades. Para o conhecimento das espécies, será utilizada a descrição da morfologia externa dos adultos, bem como a morfologia da genitália de machos e fêmeas, após o estudo destes caracteres, serão comparados com insetos já constantes da coleção e também com a literatura. Casos dúbios serão remetidos ao Dr. Phillip C. Adams da Califórnia State University (Califórnia USA). Os resultados deste estudo servirão para o estabelecimento de programas de controle biológico de pragas da seringueira, tendo em vista que evidenciará as espécies endêmicas. Após esta etapa será realizado o estudo da potencialidade de cada uma das espécies que apresentarem maior Índice de constância no seringal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)