Aplicação de critérios de durabilidade no desenvolvimento de protótipos de mobiliá...
Processo: | 00/07557-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2002 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2006 |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto |
Pesquisador responsável: | Yvonne Miriam Martha Mautner |
Beneficiário: | Yvonne Miriam Martha Mautner |
Empresa: | Góes Indústria e Comércio de Móveis Ltda. - ME |
Município: | Mogi Guaçu |
Bolsa(s) vinculada(s): | 02/07468-3 - Design e a industrialização do mobiliário,
BP.TT 03/13899-0 - Design e a industrialização do mobiliário, BP.TT 01/14134-1 - Design e a industrialização do mobiliário, BP.TT 01/14135-8 - Design e a industrialização do mobiliário, BP.TT 01/14635-0 - Design e industrialização do mobiliário, BP.PIPE |
Assunto(s): | Indústria moveleira |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Industria Moveleira | Madeira De Reflorestamento | Producao Horizontalizada | Seriacao Em Grande Escala | Sistema De Componentes |
Resumo
O projeto, baseado em análise do setor moveleiro, propõe uma relação inovadora entre desenvolvimento de projeto de mobiliário e processo produtivo. Esta relação se apóia na possibilidade de combinar uma forma de produção horizontalizada, isto é, onde diferentes componentes possam ser produzidos por diferentes empresas, com a atividade projetual que necessariamente antecede este desmembramento. O projeto detalha cada componente: painéis portantes em madeira e chapa, gavetas em metal prevendo a possibilidade de uso de plástico em etapa posterior, ferragens, que hoje são geralmente importadas ou aqui produzidas a alto custo, e componentes menores como porta cabideiro. Para isso, se apóia no trabalho em oficinas e testes em laboratório, para chegar a um projeto executivo com teste de desempenho já aprovado no protótipo. O projeto inclui uma pesquisa junto a usuários e vendedores de móveis para indicar a aceitação do produto no mercado e fornecer elementos para a estratégia de marketing. Também foi prevista a definição dos materiais, a instalação da unidade produtiva e a produção da estratégia e dos produtos necessários para o marketing. (AU)
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