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Correlacao entre condicoes de solidificacao, microestrutura e propriedades mecanicas.

Processo: 98/12641-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Amauri Garcia
Beneficiário:Amauri Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Solidificação  Propriedades mecânicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coeficiente De Transferencia | Microestrutura Dendritica | Propriedades Mecanicas | Solidificacao

Resumo

A possibilidade da imposição de uma ampla gama de condições operacionais em processos de fundição e lingotamento tem como decorrência direta, a geração de uma diversidade de estruturas de solidificação. Parâmetros estruturais como tamanho de grão e espaçamento interdendrítico são bastante influenciados pelo comportamento térmico do sistema metal/molde durante a solidificação, impondo conseqüentemente, uma correlação estreita entre este e a microestrutura resultante. As propriedades mecânicas de uma liga em seu estado bruto de solidificação dependem do arranjo micro estrutural que se define no processo de solidificação. Nestas condições, tamanho de grão, espaçamento interdendríticos, eventuais porosidades, produtos segregados e outras fases, é que irão definir o comportamento mecânico da liga representado por tensões e deformações. Expressões que correlacionem o comportamento mecânico com parâmetros da microestrutura são muito úteis para se buscar uma forma de planejamento prévio das condições de solidificação, em função de um determinado nível de resistência mecânica que se pretenda alcançar, ou seja, estabelecer um caminho de programação da microestrutura e das propriedades mecânicas. Nesse particular, a literatura apresenta relações entre o limite de escoamento do material com o tamanho de grão, como a conhecida equação de Hall-Petch. O objetivo desse projeto consiste em avançar nessa direção, procurando correlacionar o limite de resistência à tração e a ductilidade, com o espaçamento interdendrítico. (AU)

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