Busca avançada
Ano de início
Entree

O imaginario na infancia: uma investigacao sobre processos de linguagem no brincar de faz-de-conta.

Processo: 98/16125-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Rafael de Góes
Beneficiário:Maria Cecilia Rafael de Góes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil  Comportamento de brincar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincar | Educacao Infantil | Funcionamento Imaginario | Liguagem Narrativa

Resumo

Este projeto aborda a participação da linguagem no funcionamento imaginário implicado no brincar de faz-de-conta. Através de vídeo-gravação de sessões de brincadeira de crianças de 3 a 7 anos, pretende-se examinar a) os modos pelos quais os textos constituídos pelos enunciados das crianças compõem o "texto" maior da situação-história encenada; e b) as relações dos enunciados com o campo perceptual imediato das coisas disponíveis e das pessoas presentes e o campo de atividade dos acontecimentos criados no plano imaginário. Busca-se contribuir para a discussão teórica sobre o funcionamento imaginário na infância e para a reflexão relativa ao papel do brincar em programas educativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)