Busca avançada
Ano de início
Entree

Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente

Processo: 99/12050-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Maria Falcão de Aragão
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Professores  Professor reflexivo  Pensamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audio-Gravacao | Crencas Docentes | Dilemas Docentes | Entrevista Recorrente | Pensamento Do Professor | Professor Pratico-Reflexivo

Resumo

A reflexão sobre as crenças que caracteriza o professor prático-reflexivo, bem como seus pensamentos e dilemas constituem o seguinte objetivo desta pesquisa: identificar, descrever e analisar os momentos que caracterizam a prática do profissional prático-reflexivo, buscando compreender as crenças a respeito de formação docente, bem como os dilemas cotidianos que permeiam sua atividade profissional. Para isso, a coleta de dados se dividirá em dois momentos: no primeiro, já em andamento, encontros semanais entre seis professoras de educação infantil de uma rede pública e uma coordenadora do grupo foram áudio-gravado e, em seguida, transcritos. Após a transcrição, as falas eram lidas e retomadas no encontro seguinte. Foram realizados, no total, 23 encontros, entre fevereiro e outubro de 1999. Num segundo momento, será realizada análise dos dados obtidos na primeira etapa. Ao final, as categorias serão apresentadas às docentes através de entrevistas recorrentes. A presente pesquisa pressupõe portanto, que o conhecimento do pensamento docente poderá favorecer a compreensão de suas teorias e crenças subjacentes ao processo ensino-aprendizagem, à medida que estiverem sendo supostas as implicações pedagógicas de suas crenças, podendo-se buscar transformar o espaço educacional em direção daquilo que se pretende alcançar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)