Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da porosidade e da resistência à flexão de resina acrílica polimerizada em diferentes ciclos pela energia de microondas

Processo: 01/06720-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marco Antonio Compagnoni
Beneficiário:Marco Antonio Compagnoni
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Porosidade  Prótese total  Micro-ondas  Resistência à flexão  Resinas acrílicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microondas | Porosidade | Protese Total | Resina Acrilica | Resistencia A Flexao

Resumo

A porosidade na resina acrílica (RA) é um fenômeno complexo e pode interferir nas propriedades mecânicas desse material. Durante a polimerização da RA, fatores como o aquecimento rápido do monômero e sua polimerização incompleta irão contribuir para a formação de poros na resina. A polimerização da RA através de energia de microondas foi introduzida no final da década de 60, com o intuito de se reduzir a porosidade interna e o tempo de polimerização desse material e trouxe como vantagens a facilidade de trabalho, a grande economia de tempo e limpeza durante os procedimentos laboratoriais para a confecção de próteses totais. Em virtude disso, a definição de ciclos de microondas seria necessária para que não existissem prejuízos para as propriedades físicas e mecânicas da RA. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa será avaliar a influência de diferentes ciclos de polimerização em microondas, na formação de poros e resistência a “flexão de um tipo de RA (Onda - Cryl), específica para esse método de polimerização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DÉBORA BARROS BARBOSA; RAPHAEL FREITAS DE SOUZA; ANA CAROLINA PERO; JULIÊ MARRA; MARCO ANTONIO COMPAGNONI. Flexural strength of acrylic resins polymerized by different cycles. Journal of Applied Oral Science, v. 15, n. 5, p. 424-428, . (01/06720-8)