Busca avançada
Ano de início
Entree

Trauma cranio-encefalico - consequencias apos trauma nas vitimas e familiares.

Processo: 01/09645-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Regina Marcia Cardoso de Sousa
Beneficiário:Regina Marcia Cardoso de Sousa
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prognóstico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Familiares | Prognostico | Revised Trauma Score | Trauma Cranio-Encefalico

Resumo

O Trauma Crânio-encefálico (TCE) tem sido considerado a principal causa de incapacidades na população mundial jovem e suas conseqüências atingem as vítimas e também os familiares envolvidos na sua assistência. Nesse contexto pretende-se em relação aos familiares das vítimas: descrever a interferência das mudanças comportamentais da vítima na vida do cuidador; verificar entre os cuidadores a presença de depressão e sua associação com a condição da vítima após TCE. No sentido de analisar fatores relacionadas as conseqüências do TCE, passíveis de predizer resultados após o evento traumático tem-se como proposta: investigar a relação das características das vítimas na fase aguda do trauma com a condição funcional seis meses após o TCE; analisar comparativamente a mortalidade de vitimas com e sem TCE, considerando o valor inicial do Revised Trauma Score e flutuações desse parâmetro na fase pré-hospitalar. Análises sobre o Galveston Orientation and Amnésia Test também são incluídas no projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGINA MÁRCIA CARDOSO DE SOUSA. Comparação entre instrumentos de mensuração das consequências do trauma crânio-encefálico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 40, n. 2, p. 203-213, . (01/09645-7)