Busca avançada
Ano de início
Entree

Homeostase hidroeletrolitico em situacoes fisiologicas e fisiopatologicas cronicas: participacao dos transportadores ao longo do nefron.

Processo: 01/12794-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Mirian Aparecida Boim
Beneficiário:Mirian Aparecida Boim
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez  Nefropatias diabéticas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gravidez | Nefropatia Diabetica | Transporte De Eletrolitos

Resumo

Os rins são responsáveis pela manutenção da homeostase hidroeletrolítica do organismo. Mudanças fisiológicas neste equilíbrio podem ser observadas em várias situações consideradas normais, como por exemplo, a gravidez, caracterizada por expansão do volume extracelular e aumento da função renal. A participação dos trasportadores de água e eletrólitos ao longo do néfron neste desvio fisiológico da homeostase sistêmica não é bem conhecida. Por outro lado, modificações nestes mecanismos de transporte podem estar envolvidas na fisiopatogênese de doenças renais incluindo as crônicas, como por exemplo, a nefropatia diabética, o que pode resultar na perda da capacidade de manter a homeostase sistêmica. Porém o envolvimento dos transportadores de água e eletrólitos nesta condição fisiopatológica também não está estabelecido. Assim, os objetivos deste projeto visam avaliar o efeito da gravidez e do diabetes com e sem nefropatia sobre o nível de expressão vários transportadores de Na, K e água ao longo do néfron. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)