Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos do meio como contribuição para a formação de educadores e compreensão de conceitos chave do ambientalismo

Processo: 01/13671-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcos Sorrentino
Beneficiário:Marcos Sorrentino
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Entorno | Estudo Do Meio | Participacao | Realidade

Resumo

A busca por transformações sócio-ambientais, voltadas à melhoria da qualidade de vida e felicidade dos seres humanos, tem sido objeto de estudo em diferentes setores da sociedade. É dentro dessa perspectiva, que neste projeto de pesquisa, pretende-se estudar os nexos de causalidade entre atividades de estudos do meio e a formação de educadores, visando à compreensão de conceitos chave na história do ambientalismo - participação, emancipação, pertencimento e sobrevivência. Tal compreensão pode ocorrer na medida em que se possibilita uma relação dialógica consigo e o outro, com a natureza e a realidade do seu entorno. Pretende-se analisar as vivências dos participantes de um curso de especialização realizado pela Esalq/USP nos anos de 2000/2001, agregando-se dados das atividades profissionais dos egressos e dos diferentes públicos com os quais atuam. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)