Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste de respiracao profunda como auxilio diagnostico para hipertensao do avental branco.

Processo: 02/03124-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Bráulio Luna Filho
Beneficiário:Bráulio Luna Filho
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Barorreflexao | Fisiologia Cardio-Respiratoria | Hipertensao Arterial

Resumo

Aplica-se o Teste de Respiração Profunda (TRP) em hipertensos leves a moderados, durante consulta clínica, medindo-se a pressão arterial (PA) antes e depois do teste. Após uma segunda consulta com os mesmos procedimentos, em dia distinto, submete-se os pacientes à Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) de 24 horas. Os resultados desta diferenciarão os Hipertensos do Avental Branco (HAB) dos hipertensos estabelecidos. Cruza-se então os resultados do TRP -diferença da PA após o teste em relação à PA inicial, em seus componentes sistólíco e diastólico- com os resultados da MAPA. Espera-se que os HAB tenham uma queda maior na PA após o TRP, por conta de possuírem uma função barorreflexa preservada. Em isto ocorrendo, quantifica-se esta diferença para chegar-se a um valor mínimo de queda que possa apontar para uma diferenciação entre HAB e hipertensos estabelecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THALENBERG, JOSE MARCOS; LUNA FILHO, BRAULIO; NOGUEIRA BOMBIG, MARIA TERESA; FRANCISCO, YONA AFONSO; DOS SANTOS POVOA, RUI MANUEL. Há a necessidade de refazer muitos dos diagnósticos de hipertensão?. São Paulo Medical Journal, v. 130, n. 3, p. 173-178, . (02/03124-8)