Busca avançada
Ano de início
Entree

O desafio do ensino secundário: a interface tecnologia/qualificação

Processo: 91/03594-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1993
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1995
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
Beneficiário:Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino  Ensino médio  Tecnologia  Mercado de trabalho  Trabalhadores 

Resumo

A histórica indefinição da função social do ensino médio, assentada em sua conhecida precariedade, vem sendo debatida ultimamente sob novo enfoque, quando se tenta delinear qual seria o perfil do trabalhador apto a interagir tanto com as exigências de um mercado de trabalho transformado pela introdução de novas tecnologias, quanto com um projeto mais democrático de sociedade. Com essa preocupação, esta pesquisa pretende estudar qualitativamente a interação jovem trabalhador/mercado/novas tecnologias nos setores secundário e terciário, tendo como contraponto tendências mais gerais da estrutura de emprego no país. Os elementos de análise (mapeamento de empresas de ponta e de sua organização, levantamento da qualificação e funções dos trabalhadores, suas expectativas e de seus empregadores e dados estatísticos do mercado) serão abordados por instrumentos pertinentes para cada caso e examinados em confronto com as perspectivas históricas e com as contradições macroestruturais que tem marcado o desenvolvimento do país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)